A Adobe lança um novo aplicativo de câmera de ‘fotografia computacional’ para iPhones

A Adobe possui um novo aplicativo de câmera de fotografia computacional para iPhones – e um de seus criadores, Marc Levoy, ajudou a fazer os impressionantes recursos de fotografia computacional que fizeram algumas das câmeras de pixels anteriores do Google brilharem.

O novo aplicativo, chamado Projeto Indigo, foi lançado na semana passada pelo Adobe Labs. É gratuito e está disponível para o iPhone 12 Pro e Pro Max, iPhone 13 Pro e Pro Max e todos os modelos do iPhone 14 e acima. (Embora a Adobe recomende o uso de um iPhone 15 Pro ou mais recente.), Também não exige login em uma conta do Adobe para usar.

“Em vez de capturar uma única foto, o Indigo captura uma explosão de fotos e as combina para produzir uma foto de alta qualidade com menor ruído e maior alcance dinâmico”, de acordo com a descrição do aplicativo. O Indigo tenta produzir uma aparência natural e “semelhante à SLR” por fotos, e também oferece vários controles manuais como foco, velocidade do obturador, ISO e equilíbrio branco.

Para realmente entender o que está acontecendo sob o capô do Projeto Indigo, eu recomendo a leitura de uma postagem detalhada do blog de Levoy, agora um sujeito da Adobe que ingressou na empresa em 2020 para construir um “aplicativo de câmera universal” e Florian Kainz, um cientista sênior. A postagem abrange coisas como por que as câmeras de smartphone são boas, como sua fotografia computacional funciona, como cria a aparência natural de suas fotos e alguns detalhes sobre seu pipeline de processamento de imagens.

É aqui que devo confessar que não sou um especialista em câmera de forma alguma. Mas até eu achei o post bastante interessante e informativo. As fotos no post parecem ótimas, e Adobe tem um álbum de fotos que você pode navegar também.

No post, Levoy e Kainz dizem que o Project Indigo também será um teste para tecnologias que podem ser adicionadas a outros produtos principais, como um botão para remover reflexões. E, na linha, a equipe planeja criar coisas como uma versão do Android, um modo retrato e até gravação de vídeo.

“Este é o começo de uma jornada para a Adobe – em direção a uma câmera móvel integrada e uma experiência de edição que aproveita os últimos avanços na fotografia computacional e na IA”, de acordo com Levoy e Kainz. “Nossa esperança é que o Indigo apele a fotógrafos móveis casuais que desejam um visual natural do tipo SLR por suas fotos, inclusive quando visto em telas grandes; a fotógrafos avançados que desejam controle manual e a maior qualidade de imagem possível; e para qualquer um-casual ou sério-que gosta de brincar com novas experiências fotográficas.”

Fonte: As informações são do The Verge, site especializado em tecnologia

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *