Mirko Casale: A culpa é sua Mr. Trump! VÍDEO

Por Mirko Casale*I Tradução Jair de Souza**

Nenhum deles pega!

Os estereótipos favoritos sobre narcotráfico e imigração que Trump manipula em seus discursos são menos críveis que palavras de “dealers” (mercadores). Não somos nós que estamos dizendo isto, senão que os dados oficiais de alfândegas e sistema judicial do país que ele governa.

Por exemplo, é falso que a maioria dos delitos de narcotráfico em todos os Estados Unidos é cometido por imigrantes estrangeiros ilegais. Quatro de cada cinco pessoas condenadas por tráfico de drogas nessa nação são cidadãos estadunidenses de plena lei. Apenas um de cada sete sentenciados por esse crime é “illegal alien” (estrangeiro ilegal).

Inclusive nos distritos do sul, tanto junto à fronteira com o México como pelo Caribe, onde, segundo o discurso trumpista, supõe-se que há uma invasão de cartéis, por volta de 70% dos condenados por tráfico de drogas possuem passaporte com barras e estrelas.

Em relação com o fentanilo, a droga que mais preocupa Washington atualmente, o divórcio entre discursos e dados é ainda maior. Quase 85% dos sentenciados pelo tráfico dessa substância são estadunidenses, e apenas 11% são imigrantes ilegais.

O número de “proud Americans” (estadunidenses orgulhosos) condenados por traficar com essa substância no sul do país multiplicou-se por cinco nos recentes anos.

Por último, a maioria das drogas que ingressam no país não o faz por meio de lanchas rápidas nem em fardos carregados em costas molhadas, não! Nos últimos três anos, de cada seis toneladas de drogas confiscadas nas fronteiras cinco foram detectadas em postos alfandegários autorizados e apenas 12% em rotas ilegais.

Assim, vocês já podem ver que, apesar de serem dados oficiais, de instituições oficiais, o discurso de Trump é que o grave problema de consumo e tráfico de drogas nos Estados Unidos é qualquer coisa, menos um problema “made in the USA”.

Ou, dito em outras palavras, a maioria dos viciados são estadunidenses, a maioria dos traficantes são estadunidenses, mas, para Trump, o problema são os latino-americanos.

Apoie o VIOMUNDO

*Mirko Casale é roteirista, apresentador e diretor do programa Ahí les va! (Aí, está!), que há cinco anos a RT transmite para países de língua espanhola.

**Jair de Souza, tradução e legendas para o português.

Publicação de: Viomundo

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *