ABMMD repele posição do presidente do CFM a favor do PL 1904: ‘Inaceitável, sem respaldo científico; desrespeito às mulheres do Brasil’

NOTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MÉDICAS E MÉDICOS PELA DEMOCRACIA

ABMMD

A Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD) manifesta seu mais veemente repúdio ao posicionamento do presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) e de outros membros que têm se manifestado a favor do PL 1904/2024 e respaldado a Resolução 2378/2024.

O CFM não pode se orientar pelo obscurantismo e negacionismo. Deve, ao contrário, apoiar as posições das entidades democráticas que condenam o PL 1904/2024, conhecido como o “PL do Estuprador”.

A instrumentalização do CFM para apoiar posições que encontram paralelo apenas em países teocráticos e autoritários é inadmissível.

Defender posições inaceitáveis, como o PL do Estuprador, que equipara o aborto ao crime de homicídio, mesmo nos casos permitidos por lei, e lançar resoluções sem respaldo científico é um desrespeito à sociedade e às mulheres de todo o Brasil.

A ABMMD é radicalmente contra qualquer retrocesso na questão do aborto e está firmemente ao lado da autonomia das mulheres e da defesa de seus direitos.

Não podemos permitir que o CFM continue a ser um instrumento político e ideológico.

As posições do grupo atual já demonstraram seu caráter negacionista durante a pandemia de COVID-19, com críticas às medidas da Anvisa, ao uso de máscaras, ao isolamento social, além de posições controversas sobre vacinas e o criminoso apoio ao chamado tratamento precoce.

A categoria médica, que presta serviços essenciais e relevantes à população brasileira, não merece ter na direção do seu conselho profissionais que comunguem com as posições da gestão atual e suas políticas.

Apoie o jornalismo independente

Por isso, a ABMMD conclama todos, nos dias 6 e 7 de agosto próximos, a votar em candidatos comprometidos com a ciência, a ética, a dignidade, a democracia e os direitos das mulheres, como os engajados no movimento “Muda CFM”.

MUDA CFM!

Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia – ABMMD

Publicação de: Viomundo

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *