Grupo Afro-Sul de Música e Dança celebra 50 anos de história com cortejo em Porto Alegre (RS) neste domingo (24)
Neste domingo (24), as ruas do Jardim Botânico de Porto Alegre (RS) se tornarão uma grande avenida de carnaval. A partir das 14h, o Bloco Afro-Sul Odomode estará reunido na Praça das Nações para um cortejo em comemoração aos 50 anos do coletivo. O destino final será a sede do Afro-Sul, na Avenida Ipiranga, 3850. No local, serão feitas apresentações musicais e culturais, exposições e lançamentos de projetos que fazem parte do cinquentenário, além de um festival de gastronomia no Ajeum, em uma programação que exalta a cultura, as raízes e o legado construído pelo povo negro no Rio Grande do Sul.
O Grupo Afro-Sul de Música e Dança é uma instituição cultural que funciona como movimento de luta e de valorização da cultura negra e do direito à livre expressão. Para celebrar as cinco décadas, o coletivo preparou uma série de comemorações que iniciam em novembro deste ano e seguem em 2025, em homenagens, atividades para adultos e crianças, criação, apresentação de um novo espetáculo e muito mais.
A largada será em 24 de novembro, celebrando com as cores do Afro-Sul, muita música e dança. E um cortejo vibrante com bateria e brincantes que percorre o bairro Jardim Botânico desde a Praça das Nações até a sede do grupo, na Av. Ipiranga.
O desfile do Bloco Afro Odomode propõe as cores preto, verde, vermelho ou amarelo, representando a diversidade dos projetos do Instituto. No dia, também haverá feira de economia criativa, com produtos de um mercado que une tradição e inovação; exposição Nossos passos, de longe pra longe, uma viagem pelas cinco décadas do Afro-Sul com imagens que resgatam memórias afetivas; o Conversas em Roda, reflexões sobre a construção do sujeito negro a partir da arte, com histórias e vivências do Afro-Sul; apresentação de dança, com toda a energia da Cia Afro-Sul, convidando o grupo afro de Nova Prata e a E.S. Realeza; o Ajeum e as delícias da culinária servidas em um coquetel com o sabor de afeto e acolhimento; a apresentação do vídeo 50 Anos, um documentário comemorativo, seguido da entrega do troféu Afro-Sul.
A honraria vai homenagear duas personalidades da cultura afro-gaúcha. O troféu será entrega pelas mãos dos lanceirinhos negros, simbolizando o legado para as gerações futuras. Em seguida, apresentação de final de ano das crianças do Projeto Cultural Nossa Identidade.
Finalizando as celebrações de domingo, a Imperadores do Samba fará uma apresentação com seu grupo Show Imperadores do Samba, o Mar Vermelho e Branco. O encerramento das atividades ficará a cargo da Banda Afro-Sul, com músicas que marcaram os 50 anos do grupo e a participação de músicos convidados que fizeram parte dessa trajetória.
Serviço
Celebração dos 50 anos do Afro-Sul
Data: 24 de novembro
14h – Concentração e saída do Bloco Afro-Sul Odomode / Praça das Nações – Jardim Botânico
16h – Início das atividades na sede do Afro-Sul Odomode – Av. Ipiranga, 3850
Publicação de: Brasil de Fato – Blog