Clima: previsão é de calor no RS e muita chuva em 15 estados; confira

Selo Diamante

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de calor intenso para o Rio Grande do Sul e de chuvas intensas para mais de 10 estados brasileiros neste sábado (22/2).

Ao todo, são 15 estados de todas as regiões do país que podem registrar chuvas. O instituto divide os alertas em três categorias: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho). Para este sábado são dois avisos, um de perigo e outro de perigo potencial.


Veja abaixo a lista de estados que devem ser atingidos pelas chuvas:

  • Alerta de perigo: Grande São Paulo, cidades do litoral norte e interior paulista, parte do sul de Minas Gerais, Norte do Pará, incluindo Belém, e partes de Amapá e Maranhão;
  • Alerta de perigo potencial: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí e o litoral da Bahia.

Veja abaixo o mapa do tempo do Inmet:

Calorão no Sul do Brasil

O alerta de calor intenso do Rio Grande do Sul já havia sido emitido nessa sexta-feira (21/2) pelo Inmet. O centro-oeste gaúcho é a região que mais deve esquentar, com as temperaturas podendo chegar a casa dos 40ºC.

Já na região leste e no norte do estado, foi emitido um aviso amarelo de perigo potencial para onda de calor, com início previsto para segunda-feira (24/2). O calor intenso deve se estender por partes de Santa Catarina.

Caso as temperaturas elevadas se confirmem no Rio Grande do Sul, esta deverá ser a terceira onda de calor. A primeira ocorreu entre os dias 17 e 23 de janeiro, enquanto a segunda aconteceu entre os dias 2 e 12 de fevereiro.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), é considerado uma onda de calor quando há temperaturas máximas 5ºC ou mais acima da média mensal durante, no mínimo, cinco dias seguidos.

Metrópoles, site parceiro do Blog do Esmael.

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *