Ao vivo: Bolsonaro no bico do corvo – julgamento do ex-presidente no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouve o depoimento nesta terça-feira (10) do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O processo marca um divisor de águas na história democrática brasileira — e pode definir os rumos das eleições de 2026.

Bolsonaro começou a depor por volta das 14h30, com transmissão ao vivo pelo Blog do Esmael.

O Blog do Esmael lançou oficialmente no sábado (7) a série de reportagens Bolsonaro no Bico do Corvo, que mergulha nos detalhes do processo, nas articulações da extrema-direita e nas estratégias jurídicas e políticas do ex-mandatário para tentar escapar da cadeia e manter sua influência.

Réu por tentativa de golpe

Bolsonaro é acusado de incitar militares, pressionar o Judiciário, produzir fake news e liderar uma articulação para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre as provas, estão rascunhos de decretos golpistas, reuniões com generais, mensagens cifradas a aliados e depoimentos explosivos de ex-assessores como Mauro Cid.

A relatoria do caso está com o ministro Alexandre de Moraes, que já determinou a prisão preventiva de diversos envolvidos no 8 de janeiro. Moraes sustenta que Bolsonaro operou como “cabeça do movimento antidemocrático”, num esforço continuado de subversão institucional.

Leia também: Bolsonaro no bico do corvo: Torres diz que minuta golpista foi fatalidade e seria destruída
Saiba mais: Cid confirma plano de golpe e expõe Bolsonaro no STF

O primeiro a votar

Antes do depoimento do ex-presidente, Moraes detalhou as etapas do suposto golpe e apresentou um breve relatório que coloca Bolsonaro no centro da trama. Segundo o ministro, o objetivo era desacreditar o processo eleitoral, fomentar o caos e justificar uma intervenção militar.

Bolsonaro pode ser condenado à prisão, dependendo do desfecho penal da ação. O ex-presidente já está inelegível até 2030.

Leia também: Zambelli deixou Bolsonaro no bico do corvo, dizem aliados
Saiba mais: Bolsonaro no bico do corvo paralisa aliados em 5 estados

Série especial: Bolsonaro no Bico do Corvo

A série “Bolsonaro no Bico do Corvo” estreou com uma cobertura inédita dos bastidores do STF e da repercussão entre juristas, militares da reserva e lideranças políticas de diferentes correntes ideológicas. A proposta é oferecer ao leitor do Blog do Esmael uma análise crítica do que está em jogo: não se trata apenas de julgar um ex-presidente, mas de afirmar os pilares da democracia brasileira — e avaliar os impactos nas eleições de 2026.

Durante esses dias, nós abordamos:

  • Quem realmente comandou o 8 de janeiro.
  • O papel do núcleo duro do bolsonarismo.
  • As conexões internacionais da tentativa de golpe.
  • Os bastidores das Forças Armadas e o silêncio ensurdecedor do Alto Comando.
  • O “Plano B” da extrema-direita para 2026.

Acompanhe ao vivo

O STF assiste hoje um capítulo sombrio da história recente. E cabe ao país, como sociedade democrática, refletir até que ponto está disposto a proteger sua Constituição. O Blog do Esmael acompanha cada palavra, cada silêncio e cada reação — porque a democracia não se defende sozinha.

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *