Com apoio de Lula, Kalil ultrapassa Zema em MG, aponta pesquisa Genial/Quaest
Com apoio de Lula, Kalil ultrapassa Zema em MG
Por Marco Aurélio Carone, no Novojornal
Prefeito de Belo Horizonte supera governador no confronto direto quando tem nome associado ao petista.
A polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial pode ser capaz de embaralhar a disputa ao governo de Minas Gerais.
De acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira, 18, a associação dos nomes dos dois favoritos à Presidência aos candidatos a governador muda completamente o cenário.
O prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) passa de 33% para 49% das intenções de voto quando tem seu nome associado a Lula numa disputa direta com o governador Romeu Zema (Novo).
Líder das pesquisas de primeiro turno, Zema cai de 49% para 35% quando é apresentado aos entrevistados com o apoio de Bolsonaro no confronto direto.
Sem este componente nacional, a pesquisa mostra o favoritismo do governador nos cenários testados pelo instituto.
Zema lidera com 34% da preferência na primeira hipótese com oito candidatos na disputa; Kalil tem 21%. Os dois têm ampla vantagem sobre os demais potenciais concorrentes testados pelo levantamento.
Nos outros dois cenários com menos candidatos, Zema tem 40% e 42%; já Kalil, sobe para 26% e 28%. A pesquisa ouviu 1.480 pessoas de forma presencial entre os dias 11 e 16 de março.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é o MG00132/2022.
Pesquisa Genial/Quaest março de 2022 registro MG00132/2022
Publicação de: Viomundo