Rio cancela o Carnaval de 2022

Foto: Fernando Maia / Riotur

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura do Rio de Janeiro optou por cancelar o Carnaval de rua por causa da pandemia da Covid-19. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (4/1), em reunião do prefeito Eduardo Paes (PSD) com lideranças de ligas de blocos de rua.

“Não haverá Carnaval de rua nos moldes do passado”, disse Paes, em live no início da noite desta terça.

 

https://platform.twitter.com/widgets.js

O evento aconteceria entre o final de fevereiro e o começo de março. Paes já havia admitido que o desfile dos blocos de rua poderiam ser cancelados caso não houvesse condições epidemiológicas favoráveis.

“O Carnaval de rua, pela sua própria natureza e pelo aspecto democrático que tem, gera a impossibilidade de se exercer qualquer tipo de fiscalização. Daniel [Soranz, secretário de Saúde] já vinha me alertando que, tendo em vista os dados epidemiológicos que a gente tem e vai ter, dificilmente seria possível realizar o Carnaval de rua.”

O Carnaval na Sapucaí, no entanto, está mantido. De acordo com o prefeito, os protocolos ainda serão definidos. “Estádio do samba [Sapucaí] permite controles. Na rua é mais difícil”, disse no Twitter em dezembro.

Ainda na live, ele afirmou que propôs três pontos para manter a cadeia produtiva dos blocos e permitir que a população desfrutasse do Carnaval de graça. “Sugeri Parque Olímpico, Parque Madureira e algum outro local, para dividir o público. Mas a proposta não foi bem aceita pelos blocos, pois há uma relação dos blocos com seus territórios, e entendo isso.”

Segundo ele, seria necessário algo factível, “que dê para controlar e pedir comprovante de vacina”, o que não ocorreu.

Na segunda-feira (3/1), o prefeito já havia admitido ao colunista do Metrópoles Igor Gadelha que dificilmente haveria Carnaval de rua. No entanto, a expectativa era de que a decisão de cancelamento não fosse tomada nesta terça-feira (4/1).

À coluna, Paes afirmou que “até semana que vem” bateria o martelo sobre liberar ou não o desfile de blocos pelas ruas da cidade. Na manhã desta terça, Soranz disse à reportagem do Metrópoles que a prefeitura só teria um veredito após monitoramento dos dados epidemiológicos da pandemia no município.

Segundo ele, o prefeito ia esperar para ver se o número de casos de Covid continuaria crescendo, assim como o aumento das internações e casos graves de coronavírus. Isso seria determinante para o cancelamento da festa.

“O carnaval é uma festa muito importante para a cidade, mas o panorama de número de casos vem aumentando. Esse aumento certamente muda o cenário epidemiológico e deixa cada vez mais difícil que tenhamos carnaval como antes”, disse o secretário na manhã desta terça.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

O post Rio cancela o Carnaval de 2022 apareceu primeiro em Blog da Cidadania.

Publicação de: Blog da Cidadania

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *