Polícia Federal vai investigar carro que tentou invadir Palácio da Alvorada
Após um veículo fazer uma tentativa de invasão ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, em Brasília (DF), a Polícia Federal (PF) afirmou que vai investigar o caso.
Era madrugada de sábado (24), quando o carro fez a tentativa. O veículo teria ultrapassado as barreiras de contenção e depois foi alvejado pela segurança presidencial, informação do jornal Folha de S. Paulo não confirmada pela PF.
Cabe ao “Gabinete de Segurança Institucional, responsável pelos bloqueios e abordagem, relatar detalhes do ocorrido para auxiliar nas investigações”, afirma a nota divulgada pela Polícia Federal.
Segundo a PF, “estão em curso medidas para localizar o veículo, bem como o responsável pela tentativa”.
Informações confirmadas por jornais explicam que o carro tentou furar o bloqueio da rua que dá acesso aos Palácios do Jaburu e do Alvorada, mas não chegou a se aproximar da residência oficial.
O carro teria desobedecido a ordem de parada e passou por cima da chamada “cama de faquir”, equipamento que se assemelha a um “tapete de pregos” e é utilizado para furar os pneus do carro. Mesmo assim o veículo conseguiu seguir. Foi, então, que seguranças do GSI teriam atirado contra o veículo.
Apesar dos pneus danificados, o carro fugiu e ainda não foi localizado, bem como o motorista do veículo.
“O Diretor-Geral da Polícia Federal, determinou à Diretoria de Proteção à Pessoa (DPP) a instauração de inquérito policial, tendo em vista competência da instituição na segurança presidencial.”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não se pronunciou sobre o caso, nem confirmou se, de fato, estava no Palácio quando houve a tentativa. No entanto, de acordo com a agenda presidencial, divulgada pela assessoria do Planalto, Lula chegou em Brasília na sexta-feira (23), à noite, após retornar de atividade oficial no Rio de Janeiro. Para este sábado (24) não havia compromissos divulgados.
Publicação de: Brasil de Fato – Blog