Mujica e Stedile lançam Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos nesta terça (24)

Nesta terça-feira (24), o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, e o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, lançam a Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos, que ocorrerá entre 7 e 9 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR). 

Também participam do lançamento Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz da Argentina, Carol Proner, da Associação Brasileira de Juristas, e Rafael Freire Neto, da Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo. O evento, que ocorre às 17h, será transmitido ao vivo no canal da Confederação Sindical das Américas (CSA).

Além de Pepe Mujica, a jornada contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para compartilhar opiniões e experiências sobre processos de integração, defesa da democracia e soberania dos povos. 

:: Com Lula e Mujica convidados, evento discutirá integração latino-americana e caribenha em Foz do Iguaçu ::

O encontro é organizado pela Alba Movimentos, a Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), a Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, a Assembleia Internacional dos Povos (AIP), a Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas e a Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila), que será a sede da jornada, em Foz do Iguaçu. 

:: Integração da América do Sul: lideranças apresentam propostas para estimular cooperação ::

“Para defender o que resta da soberania é necessário reunir interesses em uma política de longo prazo e tirar conclusões dos fracassos que tivemos, porque, em última análise, os fenômenos de integração eram preocupações políticas de políticos, de intelectuais, mas não tinham pessoas, não se concretizaram em nossos povos”, afirmou Mujica sobre a jornada.  


Pepe Mujica andando em seu fusca ao lado do presidente Lula / Ricardo Stuckert

A jornada também pretende trazer para o debate temas como a crise sistêmica do capitalismo, as ameaças à paz, a soberania dos povos, o contexto econômico, político e cultural da região e os desafios da América Latina em um contexto de avanço da extrema direita em nível global. 

Ao longo da jornada, acontecerá também o Festival por Terra, Arte e Pão, organizado pelo MST.   

Publicação de: Brasil de Fato – Blog

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *