Incentivados por Luciano Hang, seguidores ameaçam fotojornalista que revelou ônibus do empresário parado em local proibido; vídeo

Por Conceição Lemes

Eduardo Matysiak é um fotojornalista muito talentoso do Paraná.

Apesar de muito jovem, só 28 anos, já teve suas fotos publicadas em prestigiados veículos nacionais e internacionais, como o inglês Financial Times e o francês Le Monde.

É antológica a sua foto do teólogo Leonardo Boff, sentado na frente da guarita da sede Polícia Federal (PF) em Curitiba, tentando conseguir visitar Lula no cárcere, em abril de 2018.

Ilustrou manchetes de veículos em todo o País.

Matsyak é também muito cuidadoso com apuração das informações referentes ao fato que fotografa. 

Na manhã dessa quinta-feira, 07-04, Matysiak postou em seu perfil de rede social um tuíte com título Patriota Buss MULTADO e um vídeo (confira acima).

“Patriota Buss” é o ônibus do Luciano Hang, conhecido como Véio da Havan.

O vídeo é uma reportagem de Matysiak, que revela que o Patriota Bus ficou estacionado desde a noite de quarta-feira até manhã de quinta, em local proibido, perto de um hotel em Curitiba (PR).

Mais precisamente na altura do nº 4.646 da Avenida Sete de Setembro.

O veículo foi multado pela Superintendência de Trânsito (Setran) e só não foi guinchado porque, de acordo com alegação dos agentes, a cidade não tem estrutura para tal.

Na manhã de quinta-feira, como pode ser visto na vídeo-reportagem acima, Matysiak entrevista Luciano Hang sobre o fato.

Ontem, 08-04 , Luciano Hang partiu para o ataque ao fotojornalista em rede social com a postagem intitulada Fotógrafo do ônibus Patriota em Curitiba (PR), é militante de esquerda.

Depois ele escreve:

“VEIO DA HAVAN ESTÁ ESTIMULANDO SEUS SEGUIDORES A ATACAR O JORNALISTA”

“Um acinte à democracia e à prática do jornalismo”, condena o jornalista Guilherme Bittar. “A velha prática de tentar descredenciar o mensageiro”.

“Com essa postagem, o Véio da Havan intimida um fotojornalista que apenas desenvolveu um trabalho profissional ao registrar um descumprimento da lei pelo empresário”, aponta Bittar.

“Pratica até mesmo abuso de poder econômico, já que utilizou sua equipe de marketing para montar uma arte contra o profissional”, acrescenta.

“Com um agravante: está estimulando seus seguidores a atacar o fotojornalista, que passou a ser vítima de diversas ofensas e ameaças”, denuncia Guilherme Bittar.

ADVOGADO: “ESTAMOS ASSUSTADOS COM OS ATAQUES!”

Chrystian Sobania, do Escritório Sobania Advogados, informa que tomará as medidas judiciais cabíveis contra o empresário Luciano Hang pelos ataques em suas redes sociais ao jornalista.

Em nota, Sobania (OAB/PR 48.996) afirma:

Estamos assustados com os ataques! O Eduardo está recebendo mensagens de ódio de seguidores do Sr Luciano Hang. Está assustado e com medo de ter algo contra sua integridade física. O jornalista estava trabalhando. O escritório está na defesa dos direitos deles como a liberdade de imprensa”.

Eduardo Matysiak tem um trabalho de fotojornalismo premiado, ganhou o prêmio Brasília Photo Show, tem publicações em veículos reconhecidos no Brasil e no mundo, entre eles Financial Times e Le Monde”

SOLIDARIEDADE

Publicação de: Viomundo

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *