Em meio a onda de calor, São Paulo pode ter a temperatura mais alta da história nesta quinta (16)

A onda de calor que atinge boa parte do Brasil nos últimos dias pode levar a um recorde de temperatura na maior cidade do país. De acordo com a previsão do site Climatempo, São Paulo pode ter 38°C na tarde desta quinta-feira (16), algo que nunca aconteceu antes em registros oficiais.

Segundo os arquivos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o recorde de temperatura mais alta na capital paulista foi em 14 de outubro de 2014: 37,8°C. Nesta semana, houve registros próximos: 37,7°C na segunda e na terça-feira, segundo o próprio Inmet.

E não são apenas os moradores de São Paulo que estão sofrendo com o calor. Ainda de acordo com o Climatempo, a temperatura máxima em Cuiabá (MT) pode chegar a 43°C, enquanto o Rio de Janeiro pode ter 40°C. Vale lembrar que esses índices são as temperaturas oficiais: a sensação térmica pode ser muito mais quente (no Rio ela chegou aos 58°C na última terça-feira, dia 14).

Já o Inmet apresentava, na manhã desta quinta, um mapa mostrando que as regiões Centro-Oeste e Sudeste, além de parte das regiões Norte, Nordeste e Sul estavam sob “perigo” ou “grande perigo” devido às altas temperaturas.


Mapa do Inmet mostra que boa parte do território nacional está sob “perigo” ou “grande perigo” por causa do calor / Inmet

Chance de temporais no Sul

Segundo os institutos de meteorologia, as temperaturas devem seguir altas pelo menos até o próximo sábado (18) em diversas partes do país. Entretanto, na região Sul, há uma preocupação adicional, com o risco de temporais nos três estados da região (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

O Inmet alerta para a possibilidade de fortes chuvas, que podem superar os 100 milímetros (mm) em algumas localidades. Como referência, as médias de chuva para todo o mês de novembro são de 136 mm em Curitiba, 129 mm em Florianópolis e 136 mm em Porto Alegre.

Publicação de: Brasil de Fato – Blog

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *