Dynasty Warriors: Origins é uma versão refrescante da lendária série
Na crise do inverno, recorri à mídia de conforto – o que, para mim, significa dramas históricos chineses. E embora os trajes elaborados e os romances excessivamente doces sejam divertidos, às vezes uma garota quer algo com um pouco mais de dentes. Guerreiros da Dinastia: Origens me deu exatamente o que eu precisava.
Guerreiros da Dinastia: Origensdesenvolvido pela Omega Force da Koei-Tecmo, adapta o famoso romance histórico chinês Romance dos Três Reinos em batalhas no estilo knock down, drag out, 1 contra 100. Este é o décimo jogo da série, chegando num momento em que o Guerreiros da Dinastia a franquia ganhou a reputação de ser obsoleta. Afinal, muitas vezes você pode recapitular a mesma história com os mesmos personagens e a mesma jogabilidade geral sem receber uma nota. Guerreiros da Dinastia: Origens, no entanto, é um refresco bem-vindo em relação aos seus antecessores.
Depois de liberar Guerreiros da Dinastia 9 em 2018, Omega Force fez uma pausa na série para trabalhar em jogos licenciados como Guerreiros de Hyrule: Era da Calamidade, Persona 5 Atacantese Fire Emblem Warriors: Três Esperanças. Esse desvio pelos jogos que considerei excelentes aplicações da marca de ação hack-and-slash da Omega Force deu ao estúdio a nova perspectiva necessária para voltar à sua franquia exclusiva e agitar a merda.
Em Origensem vez de alternar entre personagens diferentes durante certas batalhas como fazia nos jogos anteriores, você testemunha a história por meio de um único personagem chamado Wanderer. Você não tem memória de si mesmo e, à medida que avança, lentamente recupera suas memórias e poderes especiais. O Wanderer pode usar qualquer tipo de arma, o que é outra mudança bem-vinda em relação aos jogos anteriores que prendiam armas a um determinado personagem. Cada arma tem habilidades que você desbloqueia com o uso contínuo, e o próprio Wanderer tem habilidades e vantagens que ele desbloqueia por meio de árvores de habilidades.
Combate em Origens é simples de pegar o jeito. Você tem um ataque leve e um ataque pesado que pode ser modificado usando sua esquiva ou salto. Há também um conjunto de habilidades que consomem um recurso chamado “bravura”, que você ganha ao acertar seu oponente. Finalmente, há mecânicas de bloqueio e defesa e uma habilidade final chamada “musou”, usada quando você está impossivelmente cercado ou precisa causar dano extra a um general inimigo.
Embora tudo isso pareça um jogo hack-and-slash padrão, fiquei satisfeito Origens me fez trabalhar pelas minhas vitórias. Mesmo na dificuldade padrão e com anos de experiência jogando Guerreiros jogos, eu não poderia simplesmente abrir caminho cegamente através dos inimigos. Os generais atacavam com uma força surpreendente, e se eu não estivesse usando minhas diversas habilidades para mitigar ou contra-atacar seus ataques, eles gerariam continuamente escudos que eu teria que continuar mastigando para derrubá-los. Infelizmente, os seus generais aliados, cujas mortes podem resultar numa perda automática, são feitos de papel de seda, por isso quanto mais tempo os generais inimigos estiverem vivos, maiores serão as suas hipóteses de perder uma batalha.
As batalhas acontecem em mapas grandes e sinuosos repletos de bases para dominar e generais inimigos para derrotar. Embora derrotar o líder inimigo e manter seus próprios líderes vivos seja geralmente a única condição de vitória, eu amado sendo um completista. Quando recebi um grito de pânico por ajuda dos meus aliados, foi divertido correr em defesa deles, mesmo que a ajuda não fizesse a batalha terminar mais cedo. Isso me fez sentir como um grande herói. E não é esse o objetivo de um jogo que permite lutar ao lado de personagens lendários da história chinesa?
Interpretar o herói é a melhor parte Origens e o que está faltando na franquia. Os jogos anteriores estavam sobrecarregados com sistemas desnecessários, como o atroz e mal ritmado mundo aberto de Guerreiros da Dinastia 9 ou o apertar de botões sem pensamentos e com a cabeça vazia de Guerreiros da Dinastia 8. Mas em Origensa execução de uma habilidade especial levou você a uma cena elaborada com animações que parecem ter sido tiradas de um filme de wuxia. Minhas escolhas nos momentos da história do jogo me permitiram construir relacionamentos com personagens que tanto amei em tantos meios diferentes.
Eu entendo as críticas de outras análises ao Wanderer. Como personagem, ele não tem personalidade digna de nota, e sua busca para recuperar suas memórias não é convincente. Mas posso facilmente ignorar isso porque é Guerreiro da DinastiaS. Só estou aqui, e o que este jogo me deu de sobra, é comer pãezinhos de carne e perseguir Lu Bu – e estou sem pãezinhos de carne.
Guerreiros da Dinastia: Origens já está disponível para PlayStation, Xbox e PC.
As informações são do The Verge, site especializado em tecnologia
Publicação de: Blog do Esmael