Bolsonaro desembarca em Curitiba para lançar Filipe Barros ao Senado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarca em Curitiba no próximo dia 27 de março para lançar oficialmente a pré-candidatura do deputado Filipe Barros (PL) ao Senado nas eleições de 2026. A movimentação promete agitar o cenário político paranaense e testar alianças, especialmente a do governador Ratinho Júnior (PSD).

Selo Diamante

Segundo a mais recente pesquisa* da Paraná Pesquisas, divulgada nesta quinta-feira (27), Filipe Barros aparece com 20,6% das intenções de voto para a Câmara Alta, um número expressivo considerando que ele ainda não anunciou formalmente sua candidatura.

Barros aposta no apoio de Bolsonaro para crescer

Ao Blog do Esmael, Filipe Barros celebrou os números da pesquisa e se mostrou confiante. Ele acredita que sua pré-candidatura ao Senado poderá ganhar ainda mais força com o apoio público de Bolsonaro.

“Não fiz campanha alguma e as pessoas ainda não sabem que sou o candidato da direita e do ex-presidente Bolsonaro”, afirmou Barros, que já foi líder do PL na Câmara.

A presença de Bolsonaro no Paraná, além de impulsionar a campanha de Barros, também pode servir como um termômetro da influência do ex-presidente sobre o eleitorado conservador no estado.

Ratinho Júnior e o teste político

A visita de Bolsonaro também será um teste de ferro para o governador Ratinho Júnior (PSD). Nos bastidores, há especulações de que ele pode recuar da disputa presidencial para tentar uma vaga no Senado, o que o colocaria em rota de colisão com Filipe Barros dentro da base bolsonarista.

Outro ponto de atenção será a presença ou ausência de Ratinho Júnior no evento de lançamento de Filipe Barros. Caso o governador não compareça, isso pode ser interpretado como um sinal de distanciamento do bolsonarismo, o que alimentaria ainda mais os rumores sobre sua aproximação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na semana passada, o Blog do Esmael revelou que Ratinho Júnior não se solidarizou publicamente com Bolsonaro diante das denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR), que podem levar o ex-presidente à prisão pela tentativa de golpe de Estado. Enquanto isso, governadores como Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG) e Ronaldo Caiado (GO) demonstraram apoio ao ex-presidente, fortalecendo suas credenciais no eleitorado de direita.

PSD e os movimentos em Brasília

A relação do PSD com o governo Lula também é um fator a ser observado. O partido de Ratinho Júnior já ocupa três ministérios na Esplanada e busca consolidar sua influência dentro do Planalto. Além disso, a legenda está de olho na diretoria-geral da Itaipu Binacional, reforçando os laços com o governo petista.

Embora Ratinho Júnior negue qualquer intenção de ser vice na chapa de Lula em 2026, os movimentos de seu partido mostram uma estratégia calculada de manter portas abertas para diferentes cenários políticos. As pegadas do Palácio Iguaçu palmilham caminhos heterodoxas nestas vésperas eleitorais, portanto.

Presidente Lula e o governador do Paraná, Ratinho Júnior.
Presidente Lula e o governador do Paraná, Ratinho Júnior.

O xadrez eleitoral no Paraná

A vinda de Bolsonaro ao Paraná no dia 27 de março promete revelar mais pistas sobre as intenções de Ratinho Júnior e a dinâmica do jogo político para 2026. Se Ratinho decidir disputar o Senado, Filipe Barros terá que reavaliar sua estratégia. Se o governador optar pela disputa presidencial, Barros terá caminho livre para consolidar sua candidatura com o apoio de Bolsonaro.

Até lá, Filipe Barros segue na expectativa de contar com o respaldo total do bolsonarismo no Paraná. Resta saber se Ratinho Júnior estará no mesmo barco ou buscará um novo rumo político. O tabuleiro está armado. A conferir.

*A Paraná Pesquisas ouviu 1.652 eleitores em 64 municípios paranaenses, entre os dias 22 e 25 de fevereiro de 2025. A margem de erro na pesquisa é de 2,5 pontos para mais ou para menos.

[Aqui você lê a íntegra da pesquisa da Paraná Pesquisas.]

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *