Análise da Simogo Legacy Collection: carta de amor aos dias de glória dos jogos para iPhone

Pode ser difícil de acreditar agora, mas a App Store já foi um lugar próspero para jogos indie criativos. A onipresença do iPhone aliada à relativa facilidade de desenvolvimento da plataforma fez com que estúdios menores conseguissem apresentar seus jogos a um grande público, levando a um grande momento de experimentação que infelizmente não durou. Mas se você quer reviver aqueles dias melhores, a nova coleção da Simogo é a escolha certa.

Você pode reconhecer o nome Simogo de títulos mais recentes, como o mistério noir Lorelei e os olhos de laser ou o vibrante álbum pop interativo Corações Selvagens Sayonara. Antes disso, porém, o estúdio era uma força criativa em dispositivos móveis. O Coleção Legado Simogocomo é chamado, reúne sete jogos desse período, além de um aplicativo complementar, todos desenvolvidos ao longo de um período de cinco anos, entre 2010 e 2015.

O que mais chama a atenção na coleção é a grande variedade de jogos. É difícil acreditar que todos foram feitos pela mesma equipe. Alguns dos primeiros títulos, como o jogo arcade Kosmo Spin e o encantador jogo de plataformas automático Estrada acidentadaparece uma versão um pouco mais elegante de gêneros móveis populares. Mas a partir daí você pode ver o estúdio ficando mais ousado e confiante. Vença o Bandido Furtivo é um jogo de ação rítmica, enquanto Caminhada do Ano é uma aventura sobre uma busca de visão inspirada no folclore. (Também na coleção está o Caminhada do Ano aplicativo complementar, que detalha as criaturas estranhas que você encontrará no jogo).

As coisas ficam mais estranhas a partir daí: Dispositivo 6 é uma combinação de jogo e romance de mistério; O sonho do marinheiro é um experimento de narrativa de mídia mista; e completando o grupo está o título mais tradicional, SPL-Tum jogo de quebra-cabeça que penetra em seu cérebro como Tetris.

Se existe algum tecido conjuntivo entre esses lançamentos díspares, é um incrível senso de estilo e um claro senso de propósito. Os jogos podem ser todos muito diferentes, mas cada um tem um foco e uma visão específicos. Você pode dizer que cada um foi feito com cuidado em todos os elementos, desde o visual até o design do jogo e a música.

O mesmo vale para a coleção em si. Joguei o jogo no Switch 2 (também está no Steam e no Switch original) e ele recria a experiência móvel, essencialmente transformando seu dispositivo em um smartphone gigante, completo com um menu básico onde todos os jogos aparecem como ícones de aplicativos. Há um monte de extras para explorar, incluindo protótipos jogáveis ??de alguns jogos e outros materiais bônus, como uma série de podcasts que foi lançada como complemento do O sonho do marinheiro. Não durma no music player; há algumas faixas incríveis aqui.

O Coleção Legado Simogo não é apenas uma coleção bem elaborada de ótimos jogos; é um importante ato de preservação. Você ainda pode encontrá-los na App Store agora, mas a loja digital da Apple pode ser hostil a jogos mais antigos, então esta versão garante jogos como Caminhada do Ano e Dispositivo 6 pode continuar através de outras plataformas. É também um ótimo lembrete de quão vibrantes eram aqueles primeiros dias e como as melhores coisas resistem ao teste do tempo.

O Coleção Legado Simogo já está disponível no Steam e no Nintendo Switch e Switch 2.

The Verge é site parceiro do Blog do Esmael

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *