PT se reúne com Curi para pedir proteção a Renato Freitas

O PT do Paraná se reuniu na manhã desta quarta-feira (16 de julho) com o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), para cobrar proteção ao deputado estadual Renato Freitas, que vem sendo alvo de ameaças em razão de sua atuação política.

A reunião contou com a presença do presidente estadual do partido, Arilson Chiorato, da secretária estadual de Combate ao Racismo, Maria Joana da Silva, e do Departamento Jurídico do PT-PR. Eles formalizaram o pedido de segurança institucional para o parlamentar, que é um dos principais representantes do movimento negro na política paranaense.

No encontro, Chiorato defendeu o fornecimento de um carro blindado a Renato Freitas e a adoção de medidas protetivas que assegurem sua integridade física. A solicitação leva em conta o agravamento das ameaças, que se intensificaram após o posicionamento firme de Freitas em comissões e votações da Casa, especialmente nas pautas ligadas aos direitos humanos e ao enfrentamento do racismo.

Alexandre Curi, por sua vez, se comprometeu a acionar a Casa Militar da Alep para garantir a segurança do deputado e a avaliar a viabilidade do fornecimento de um veículo blindado, dentro dos trâmites administrativos da Assembleia.

A mobilização do PT ocorre em meio a uma escalada de intimidações contra parlamentares negros e progressistas em diversos estados, acendendo um alerta sobre a segurança institucional e o respeito às prerrogativas parlamentares no exercício do mandato.

A legenda reforçou, ainda, que seguirá acompanhando de perto a situação e prestando todo o apoio jurídico e político necessário ao deputado.

“Renato Freitas não está sozinho. O PT vai defender com firmeza o mandato popular e o direito à atuação livre e segura de seus representantes”, afirmou Chiorato ao final da reunião.

A despeito do pedido de proteção feito pelo PT-PR durante a manhã, Renato Freitas declarou, à noite, apoio à candidatura de Zeca Dirceu no segundo turno da eleição interna do partido, em disputa contra Arilson Chiorato. A votação está marcada para o dia 27 de julho.

Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp

Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.

Entrar no Canal do WhatsApp

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *