Luizão Goulart, ex-PT, assume a Secretaria de Administração no governo Ratinho Júnior
Ratinho Júnior amplia a ala progressista no governo do Paraná com vistas às eleições 2026
O governador Ratinho Júnior (PSD) anunciou, nesta terça-feira (24), o nome de Luizão Goulart (Solidariedade) para assumir a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. O ex-prefeito de Pinhais e ex-deputado federal retorna ao epicentro do poder paranaense como um trunfo político e técnico da nova fase do governo.
“Sinto-me muito honrado com esse convite do Governador Ratinho Júnior, pois ele tem se tornado um grande líder e um excelente gestor, com uma política de trabalho muito parecida com a que implantamos em Pinhais”, declarou Luizão, com o entusiasmo de quem volta à cena com fôlego renovado.
Nas eleições municipais de 2024, quando concorreu à Prefeitura de Curitiba, Luizão Goulart obteve 41.271 votos (4,41%).
Do PT ao Palácio Iguaçu
Ex-militante do PT, Luizão Goulart hoje transita com desenvoltura ao lado de Ratinho Júnior, símbolo da nova direita pragmática do Paraná. A escolha do seu nome para uma das pastas mais estratégicas — responsável por pessoal, gestão, contratos e previdência — é vista como uma jogada cirúrgica. Principalmente num ano que já prepara o tabuleiro para a sucessão estadual de 2026.
Com a escolha de Luizão, o governador Ratinho amplia a participação progressista em sua administração. Além do ex-prefeito de Pinhais, o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), considerado “comunista” pelos bolsonaristas, também foi convocado pelo Palácio Iguaçu.
Disputa em Curitiba e capital político
Luizão foi candidato à Prefeitura de Curitiba em 2024 e, embora não tenha vencido, saiu da eleição com uma bagagem robusta de visibilidade e apoio popular. Nos bastidores, seu nome circulava com força nos corredores do Centro Cívico desde o início do ano.
Com larga experiência em gestão pública e um histórico de aprovação recorde (94%) durante seus dois mandatos como prefeito de Pinhais, ele traz ao governo estadual uma reputação de eficiência, diálogo e inovação.
Nova configuração no secretariado
A entrada de Luizão Goulart faz parte de uma minirreforma administrativa de olho nas eleições de 2026. Além dele, outros nomes também mudaram de cadeira:
- Márcio Nunes, ex-Turismo, agora é o novo secretário de Agricultura;
- Guto Silva, ex-Planejamento, assume o Desenvolvimento Urbano e Cidades.
As trocas indicam uma movimentação estratégica de Ratinho Júnior para fortalecer seu núcleo político e garantir entregas até o fim do segundo mandato — com vistas à construção de um sucessor ou mesmo à projeção nacional.
Quem é Luizão Goulart?
- Natural de Jandaia do Sul, como o próprio Ratinho Júnior, Luizão chegou à RMC no fim dos anos 1970.
- É formado em Filosofia e História pela UFPR.
- Professor da rede pública e diretor escolar, entrou na política com os pés no chão e o olhar na comunidade.
- Foi prefeito de Pinhais pelo PT por 8 anos, transformando o município em referência de gestão.
- Como deputado federal (2019–2022), pelo Republicanos, priorizou projetos municipalistas e sociais.
Com a chegada de Luizão Goulart ao primeiro escalão do Governo do Paraná, Ratinho Júnior sinaliza que a agenda progressista, com toque eficiente, segue firme e forte. E reforça sua base com nomes experientes para um ciclo que promete ser decisivo na política estadual.
Na última sexta-feira (21) o governador Ratinho Junior já tinha anunciado Leonaldo Paranhos (Podemos), ex-prefeito de Cascavel, como secretário do Turismo; Rafael Greca (PSD), ex-prefeito de Curitiba, no Desenvolvimento Sustentável; e Ulisses Maia (PSD), ex-prefeito de Maringá, na Secretaria do Planejamento.
Publicação de: Blog do Esmael