Fim de semana no Distrito Federal tem teatro, música, festas populares e arte para todos os públicos
O primeiro fim de semana de setembro chega repleto de atrações culturais para todos os gostos no Distrito Federal. Espetáculos teatrais premiados, festivais de música brasileira, exposições acessíveis e festas populares estão entre os destaques da programação, que ocupa teatros, museus, parques e áreas rurais da capital. Muitas atividades têm entrada gratuita ou a preços simbólicos, além de acessibilidade garantida.
Entre os destaques, a 4ª edição do Festival Mistura Geral reúne grandes nomes da música brasileira no Teatro dos Bancários, como Paula Lima, Saulo Duarte, Layla Jorge e a icônica Virgínia Rodrigues. No campo das artes cênicas, a Caixa Cultural Brasília recebe o aclamado espetáculo Nastácia, vencedor dos principais prêmios do teatro nacional, enquanto o Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro leva à cena saberes populares e tradição com grupos de várias regiões do país.
Para quem busca vivências sensoriais e educativas, a programação do MAB Educativo celebra a Primavera dos Museus com oficinas, contações e visitas inclusivas, enquanto a exposição Sob os Pés do Mundo, no Museu Nacional, convida o público a experimentar Brasília com os pés, as mãos e os ouvidos. E para quem quer saborear o fim de semana, a tradicional Festa do Morango anima Brazlândia com feira, colheita, comidas típicas e shows nacionais. Uma agenda diversa, potente e acessível que celebra a cultura em todas as suas formas.
Festa do Morango

A tradicional Festa do Morango de Brasília chega à sua 29ª edição com uma programação que une sabores, cultura popular e grandes nomes da música brasileira. A partir desta sexta-feira (5), o público poderá aproveitar a feira gastronômica, o parque de diversões e os shows musicais na sede da Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), no Incra 6. A entrada é gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.
Realizada em dois fins de semana , 5 a 7 e 12 a 14 de setembro, a Festa do Morango movimenta a economia local com mais de 40 expositores e destaca a produção rural do DF com o tradicional Colha & Pague, que permite aos visitantes colherem os próprios morangos direto do campo nos dias 6 e 13 de setembro (inscrições via WhatsApp: 61 99817-3453).
A programação musical traz atrações como Rio Negro & Solimões, Léo Magalhães, Calcinha Preta, Murilo Huff, entre outros.
Festival Mistura Geral
Também nesta sexta-feira (5) indo até o domingo (7), o Teatro dos Bancários, em Brasília, recebe a quarta edição do Festival Mistura Geral, reunindo nomes como Paula Lima, Virgínia Rodrigues, Saulo Duarte e Emília Monteiro em uma celebração da diversidade musical brasileira. Com entrada gratuita mediante doação de alimento e acessibilidade garantida, o evento destaca eixos como ancestralidade, Amazônia e protagonismo feminino, promovendo encontros entre tradição e contemporaneidade.

Idealizado pelo Instituto Transforma, com apoio do Governo do Distrito Federal por meio do projeto Brasília é Cultura, o festival reforça a identidade local ao integrar artistas consagrados e emergentes em uma programação plural. Além dos shows, o Mistura Geral reafirma seu compromisso com a inclusão e a economia criativa, mantendo a proposta de democratizar o acesso à cultura por meio de iniciativas que já marcaram edições anteriores, como debates, feiras e atrações multiculturais.
Serviço
Festival Mistura Geral
Data: 5 a 7 de setembro de 2025
Local: Teatro dos Bancários – Asa Sul EQS 314/315 Bloco A
Entrada: Gratuita, mediante doação de 1kg de alimento não perecível
Retirada de ingressos: sympla.com.br/evento/mistura-geral/3096287
Acessibilidade: Intérprete de Libras em todos os shows
Peça Nastácia

Vencedora dos principais prêmios do teatro brasileiro, a montagem Nastácia estreia em Brasília, no palco da CAIXA Cultural, para curta temporada que inicia nesta sexta-feira (5) e vai até o dia 14 de setembro. Com direção de Miwa Yanagizawa e dramaturgia de Pedro Brício, a peça traz à cena uma das personagens mais trágicas da literatura: Nastácia Filíppovna, de O Idiota, de Fiódor Dostoiévski, em uma narrativa potente que denuncia a violência patriarcal e a objetificação feminina.
Inspirada no clássico de 1869, a montagem atualiza o drama da personagem que, transformada em concubina ainda na infância, enfrenta a elite que tenta leiloá-la em seu próprio aniversário. A história reverbera com força no Brasil de hoje, onde 11 mulheres são vítimas de violência a cada 24 horas, segundo a pesquisa Elas Vivem (2024).
Com um time de peso nos palcos e na equipe criativa, entre eles Chico Pelúcio, Flávia Pyramo, Ronaldo Fraga, Cao Guimarães e Pedro Brício, a peça Nastácia propõe uma experiência estética e política, entre teatro, videoarte e denúncia social. Com reconhecimento internacional, a peça foi destaque no Festival Off Avignon 2025, na França, e agora promete emocionar o público brasiliense com uma história de beleza, brutalidade e resistência feminina.
Espetáculo Curumim

Inspirado na obra “UGA”, de Kaká Werá Jecupé, o espetáculo Curumim promete encantar crianças e adultos com uma jornada lúdica e sensível protagonizada pela tartaruga Uga e o jabuti Jabu, que atravessam a floresta em busca de uma misteriosa jabuticabeira. Com apresentações ao ar livre no sábado (6) e domingo (7), no Parque da Cidade, a montagem valoriza os saberes ancestrais dos povos indígenas e apresenta ao público infantil um universo de mitos, músicas e narrativas cheias de empatia, solidariedade e consciência ambiental.
Criado pela Agrupação Teatral Amacaca (ATA) e voltado especialmente à primeira infância, Curumim é fruto de um processo colaborativo que une dramaturgia, música ao vivo e referências à cosmogonia de povos como Waikhana, Kayapó, Kamayurá, Wapichana e Tupi-Guarani. Com consultoria do próprio Kaká Werá, o espetáculo propõe uma vivência teatral dentro de uma estrutura circular que remete a uma oca, encenado com luz natural e sonoridade acústica, respeitando o tempo lento e reflexivo dos personagens da floresta.
Serviço
Espetáculo infantil Curumim
Dias e horários:
06 de setembro (sábado) – 10h e 11h
07 de setembro (domingo) – 14h30
Local: Pomar – Estacionamento 8 do Parque da Cidade (Brasília)
Ingressos: R$ 20,00 – disponíveis em sympla.com.br/evento/curumim/3091800
Duração: 35 minutos
Indicação: Primeira infância (crianças de 0 a 6 anos) e público familiar
Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro

A quinta edição do Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro ocupa entre os dias 7 e 14 de setembro, a cena cultural do Distrito Federal com uma intensa programação gratuita dedicada à arte popular brasileira. De espetáculos a rodas de conversa e vivências, o evento reúne mestres, mestras e grupos de diferentes regiões do país, como o Reisado de Congo de Mestre Zé Nilton (CE), o Grupo Grial de Dança (PE) e o coletivo anfitrião Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF), reforçando o diálogo entre tradição e experimentação contemporânea.
Criado em 2011 pelo grupo brasiliense Seu Estrelo, o festival é um espaço de celebração dos “teatros dos brasis profundos” — das aldeias, dos quintais, dos circos e do chão festeiro.
Após um hiato de 10 anos, retornou em 2024 e segue em 2025 reafirmando sua missão de valorizar o teatro popular como expressão ancestral, comunitária e inventiva. A programação da 5ª edição destaca espetáculos como Reinventando a Tradição, com o reisado cearense de Mestre Zé Nilton, e Uma Mulher Vestida de Sol, do Grupo Grial, inspirado na obra de Ariano Suassuna e no universo mítico do sertão nordestino. As apresentações acontecem em espaço com capacidade para 150 pessoas, com ingressos gratuitos disponibilizados sempre ao meio-dia do dia anterior pelo Sympla.
Serviço
Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro – 5ª edição
Data: 7 a 14 de setembro de 2025 (datas específicas sob divulgação)
Local: Centro Tradicional de Invenção Cultural (Sede do Grupo Seu Estrelo), Brasília – DF
Entrada gratuita, com retirada de ingressos sempre ao meio-dia do dia anterior a cada apresentação, via Sympla
Capacidade do espaço: 150 lugares (sujeito à lotação)
Primavera dos Museus
Iniciando neste sábado (6) e se estendendo por todo o mês de setembro, o Museu de Arte de Brasília (MAB) promove uma programação especial para todas as idades dentro da Primavera dos Museus, com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”. Oficinas criativas, contação de histórias, visitas mediadas e encontros formativos compõem a agenda gratuita organizada pelo MAB Educativo, que propõe reflexões sensíveis sobre arte, meio ambiente e educação a partir da exposição Terra Fraturada e de práticas artísticas sustentáveis.
Realizado com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o projeto oferece experiências inclusivas para bebês, crianças, famílias, escolas e professores da rede pública e privada, sempre aos fins de semana e por meio de agendamento durante a semana. Além disso, a programação conta com atividades bilíngues em inglês, sessões com interpretação em Libras e materiais acessíveis em braile, fortalecendo o papel do museu como espaço de aprendizagem e inclusão.
O ponto alto acontece nos dias 20 e 21 de setembro, com ações especiais que integram oficialmente a Primavera dos Museus em todo o Brasil.
Serviço
Primavera dos Museus no MAB Educativo
Período: 06 a 28 de setembro de 2025
Local: Museu de Arte de Brasília – Setor de Hotéis e Turismo Norte, Brasília/DF
Entrada gratuita
Vagas limitadas – chegada por ordem de chegada para público geral; escolas devem agendar via: conecta.mediato.art.br
Acessibilidade: Interpretação em Libras (mediante agendamento), materiais em braile, espaço acessível para mobilidade reduzida
Exposição sensorial

Aberta até domingo (7), a exposição Sob os Pés do Mundo: uma experiência sensorial em Brasília convida o público a explorar texturas, sons e trajetos urbanos de forma inclusiva e multissensorial. A mostra ocupa a Galeria 2 do Museu Nacional, com entrada gratuita e visitação de terça a domingo, das 9h às 17h.
Integrando a programação do Festival Mês da Fotografia (FMF), a exposição apresenta 17 obras táteis desenvolvidas a partir das calçadas do Distrito Federal, em uma iniciativa que alia arte contemporânea, acessibilidade e inclusão.
O projeto, idealizado pelo artista visual e sociólogo Flávio Marzadro, foi construído de forma colaborativa com pessoas cegas e com baixa visão, que participaram de oficinas em instituições como o Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais e a Biblioteca Braille Dorina Nowill. Os trajetos urbanos percorridos pelos participantes geraram registros e moldes transformados em quadros sensoriais, acessíveis por meio de títulos em Braille, letras ampliadas, audiodescrição e paisagens sonoras. A iniciativa é viabilizada com apoio do Governo do Distrito Federal.
Gratuidade e lazer
O Jardim Botânico de Brasília (JBB) estará com entrada gratuita neste domingo, das 8h30 às 17h, como parte do programa Lazer Para Todos, iniciativa do GDF para ampliar o acesso a espaços públicos de lazer. Criado em 1985, o JBB é um dos principais centros de conservação do Cerrado, oferecendo trilhas ecológicas, jardins temáticos e espaços educativos voltados à pesquisa, preservação ambiental e recreação. De terça a sábado, o ingresso custa R$ 5 por pessoa.
A gratuidade dominical também se aplica ao Zoológico de Brasília, que funcionará normalmente no fim de semana, das 8h30 às 17h (com bilheteria até as 16h). Os ingressos podem ser adquiridos em dinheiro, Pix ou cartão.
Para facilitar o acesso da população, o programa Vai de Graça garante transporte público gratuito aos domingos e feriados em ônibus e metrô. Neste fim de semana prolongado, por conta do feriado de 7 de setembro, o GDF reforçou a frota de ônibus com mais viagens nas linhas que circulam pela área central. O metrô também terá operação ampliada no domingo, funcionando excepcionalmente das 5h30 às 21h30.
:: Receba notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
O post Fim de semana no Distrito Federal tem teatro, música, festas populares e arte para todos os públicos apareceu primeiro em Brasil de Fato.
Publicação de: Brasil de Fato – Blog