Ditadura de 1964 começou no Dia da Mentira? Verdade!
Você sabia que a ditadura militar de 1964 começou justamente no Dia da Mentira? Pois é, minha gente, por incrível que pareça, o regime fardado teve vergonha de assumir que era uma farsa desde o primeiro instante! Para evitar a chacota histórica, os militares deram aquele jeitinho tipicamente brasileiro: anteciparam o golpe para 31 de março. Mas calma, que eu explico tudo!
No dia 1º de abril de 1964, as tropas do general Olímpio Mourão Filho já marchavam para derrubar o presidente João Goulart. O país entrava num sombrio regime que duraria mais de duas décadas. No entanto, logo na largada, os militares enfrentaram um problema grave de relações públicas: como admitir que a “gloriosa revolução” acontecera justamente no Dia da Mentira?
De fato, não pegaria bem, principalmente para um governo que pretendia vender uma imagem de “moralização” da política. A solução foi rápida e marota: decidiram oficializar o dia anterior (31 de março) como início do regime.
Desde então, historiadores, jornalistas e figuras públicas ironizam a escolha da data pelos militares:
- “A única verdade daquele 1º de abril foi que a democracia estava indo embora”, brincou certa vez o jornalista Zuenir Ventura.
- O escritor Millôr Fernandes foi certeiro: “O golpe foi em 1º de abril para comprovar que aquilo era mesmo uma mentira.”
E, claro, a oposição democrática jamais deixou passar batido. Até hoje, movimentos sociais e políticos destacam o 1º de abril como a verdadeira data que marcou o início do terror no Brasil.

Historicamente, os militares sempre negaram que houvesse algo a esconder na escolha da data. Mas os documentos oficiais e registros históricos não mentem: a operação militar foi concluída em pleno dia 1º de abril.
Aliás, não é à toa que o humorista e escritor Barão de Itararé cunhou uma das mais famosas frases sobre o episódio:
“Este país sempre foi sério: só riu em 1º de abril.”
Apesar das tentativas de revisionismo histórico que vemos por aí, a verdade – ou melhor, a mentira – segue firme: o golpe militar começou no Dia da Mentira, e não há general que possa mudar isso. Ano após ano, em 1º de abril, temos uma oportunidade para lembrar da maior das farsas brasileiras, disfarçada sob a falsa data de 31 de março.
E como eu sempre digo: o Brasil não é para amadores, minha gente!
? O que você precisa saber sobre a Ditadura
O golpe militar aconteceu mesmo no Dia da Mentira?
Sim! O golpe começou em 1º de abril de 1964, mas os militares mudaram oficialmente a data para 31 de março.
Por que os militares escolheram 31 de março?
Para evitar a associação do golpe com o Dia da Mentira, o regime militar oficializou a data de 31 de março.
Quanto tempo durou a ditadura militar brasileira?
Durou 21 anos, de 1964 a 1985.
No fim das contas, até o golpe militar de 1964 tentou esconder a própria natureza farsesca. A ironia histórica é cruel: o regime que se dizia “salvador da pátria” não suportaria ser lembrado como uma piada já em sua estreia. Mas a história não perdoa, e muito menos esquece.
E você, leitor? Sabia dessa farsa histórica? Comente, compartilhe e não deixe essa “mentira verdadeira” cair no esquecimento!
Publicação de: Blog do Esmael