Bolsonaro começou mal a campanha; Lula, bem
A semana foi desastrosa para o presidente Bolsonaro. Era a primeira da campanha oficial, e ele ficou em isolamento institucional em frente do país, comportou-se como um assaltante de celular, e as pesquisas eleitorais não trouxeram as boas notícias que ele esperava. Por outro lado, o ex-presidente Lula tem usado a sua poupança, ou seja, as lembranças dos “tempos do Lula”, para se manter assim tão firme no coração dos mais pobres. Mas ele precisa ter programas que sejam novos porque, se vencer, o país que herdará será bem diferente do de 20 anos atrás.
A pobreza aumentou e exigirá um programa social mais robusto, com engenharia social sofisticada e eficiente. Não bastará restaurar o nome Bolsa Família. A herança de bombas fiscais é perigosa. Um exemplo é o preço da gasolina. Imagine o primeiro dia de governo. De cara, o eleito teria que repor o PIS-Cofins e a Cide sobre os combustíveis e isso elevaria os preços. Se mantiver a isenção, quanto perderão os cofres públicos? Fiz essa pergunta a David Zylbersztajn e, junto com a equipe do Instituto de Energia da PUC, chegou-se à seguinte conclusão: levando-se em conta o consumo de 2021, de 118 bilhões de litros de diesel, gasolina e etanol, a perda seria de R$ 70 bilhões por ano. Lula vai escolher torrar R$ 70 bi subsidiando em grande parte a classe média ou focar nos mais pobres? As opções serão difíceis em 2023.
Bolsonaro foi vítima de si mesmo nos dois episódios da semana passada. A estratégia bolsonarista de crescer nas redes sempre foi através da cultura da lacração. Ele tem prazer em atacar jornalistas com atitude agressiva, muitas vezes aos gritos, esperando alguma hesitação para depois taxá-los de ignorantes. Isso resulta em vídeos, editados maldosamente, que fazem a festa dos seus seguidores e ganham milhões de cliques. Foi assim em 2018, e na Presidência. O cercadinho é o ambiente dessa comunicação marginal do presidente da República. Foi lá que saiu da boca de um youtuber de direita o pior meme da campanha, o “tchutchuca do centrão”.
O outro constrangimento de Bolsonaro foi a cena que já entrou para a história como a do maior flagrante do isolamento de um presidente. Hirto, contrariado, ele foi visto cercado pela institucionalidade brasileira, resistindo ainda ao sistema eleitoral. Tinha, pingados na plateia, alguns apoiadores para seu protesto de não acompanhar as palmas. O general Paulo Sérgio Nogueira, o ministro Nunes Marques, o filho pregado na cadeira, e alguns ministros aduladores.
Bolsonaro escolheu jogar todas as energias em falsos problemas. Combateu a máscara, a vacina, as medidas de emergência sanitária, os governadores, a ciência, a cultura, os servidores que cumpriram suas funções, a floresta, os indígenas e as urnas. Ofendeu mulheres, negros e a comunidade LGBTQI+. Defendeu as armas, as corporações militares, o garimpo ilegal e a cloroquina. Tentou abolir cadeirinha de criança nos carros e eliminar pontos nas carteiras dos contraventores do trânsito. Atacou a urna eletrônica como parte do projeto antidemocrático. No auditório do TSE, o Brasil deu um ultimato ao presidente
O ex-presidente Lula, que estava na sua frente naquele salão da Justiça, tem a comemorar vantagens na pesquisa. Muitos números bons o embalam. Grande margem nos dois maiores colégios eleitorais do país, São Paulo e Minas, e enorme diferença no Nordeste. Mas hoje ele vive muito da memória afetiva dos anos Lula. Na primeira vez que chegou ao Planalto, Lula encontrou o terreno arado. Se for eleito, não é o que encontrará. Ele está sendo favorecido pelo seu capital político e pelos erros do adversário, mas ainda precisa de um projeto novo do tamanho dos novos desafios.
Bolsonaro comemorou avanço no segmento evangélico. No Datafolha, saiu de 43% para 49%. Se a análise do perfil do eleitorado for feita com os dados do Ipec, a conclusão é a de que de cada 10 eleitores de Bolsonaro quatro são evangélicos. É natural que ele aposte no segmento. O que a campanha não pode é praticar crime. Quando a mulher do presidente, Michelle, diz que o Planalto estava consagrado aos demônios, está cometendo calúnia e difamação. O bolsonarismo tem promovido a intolerância religiosa e a manipulação dos símbolos da doutrina cristã. Isso não é marketing, beira o terrorismo religioso.
Globo
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