Aumenta o pedágio no Paraná; oposição diz que avisou

Pedágio no Paraná: tarifas sobem em 28/08; oposição diz que “avisou” e cobra governo

Os pedágios do Lote 1 (Via Araucária) entre Campos Gerais e Curitiba e do Lote 2 (EPR Litoral Pioneiro) terão aumento nesta quinta-feira (28), com aplicação do IRT de 7,52%.

O deputado Arilson Chiorato (PT-PR), líder da Oposição na ALEP, afirma que alertou a população e que o governo ignorou os avisos.

Quanto vai custar nas praças do Lote 1 (Via Araucária)

Para veículos leves, as novas tarifas serão:
Balsa Nova/São Luiz do Purunã (BR-277): R$ 9,30 (antes R$ 8,70)
Porto Amazonas (BR-277): R$ 11,70 (R$ 10,90)
Irati (BR-277): R$ 10,90 (R$ 10,20)
Imbituva (BR-277): R$ 10,70 (R$ 10,00)
Lapa (BR-476): R$ 12,30 (R$ 11,50)
Motocicletas seguem isentas.

Lote 2 também sobe

A EPR Litoral Pioneiro confirmou reajuste com início na mesma data (28/08). Exemplos para automóveis: São José dos Pinhais (R$ 24,00), Sengés (R$ 7,70), Jacarezinho (R$ 12,80), Carambeí (R$ 12,10), Jaguariaíva (R$ 8,00) e Quatiguá (R$ 13,80).

  • São José dos Pinhais: de R$ 22,60 para R$ 24,00
  • Sengés: de R$ 7,30 para R$ 7,70
  • Jacarezinho: de R$ 12,00 para R$ 12,80
  • Carambeí: de R$ 11,40 par R$ 12,10
  • Jaguariaíva: de R$ 7,60 para R$ 8,00
  • Quatiguá: de R$ 13,00 para R$ 13,80 
  • Jacarezinho Auxiliar 1: de R$ 12,00 para R$ 12,80
  • Jacarezinho Auxiliar 2: de R$ 12,00 para R$ 12,80

Por que aumentou

O índice de 7,52% decorre da variação do IPCA (mar/2024–ago/2025) e de fatores contratuais previstos pela ANTT.

A Decisão SUROD nº 778/2025 aprovou a 1ª revisão ordinária e o reajuste da tarifa básica da Via Araucária.

Obras e “degraus tarifários”

As concessões preveem duplicações e melhorias que, entregues, podem gerar “degraus tarifários” (revisões adicionais).

Entre as frentes anunciadas pela Via Araucária estão: PR-418 (Contorno Norte de Curitiba, km 5-21, 7 viadutos) com entrega prevista para fevereiro de 2027; início de duplicações em trechos da BR-277 (Palmeira e Irati) e da PR-423 (Araucária–Campo Largo); além de PPD para caminhoneiros em Irati com entrega em dezembro de 2025.

O que diz a oposição

Chiorato (PT-PR) sustenta “desde 2022” que a modelagem elevaria tarifas e ampliaria prazos, e cita audiências e cobranças à Via Araucária e à EPR na ALEP.

Ele afirma que “avisou e não foi ouvido” e cobra transparência e redução de tarifas. Registros de anos anteriores mostram o deputado advertindo para pedágio mais caro e pedindo revisão do modelo.

Fardo

O reajuste simultâneo nos dois lotes pressiona o bolso do usuário sem que a população veja, no mesmo ritmo, as obras prometidas.

A liderança da oposição na Assembleia tem razão ao cobrar contratos mais equilibrados e fiscalização efetiva.

Para os oposicionistas, pedágio deve financiar segurança e mobilidade, não se tornar fardo.

Comprovaremos na pista, até fevereiro de 2027, se o cronograma de duplicações sai do papel.

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Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

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