Aumenta o pedágio no Paraná; oposição diz que avisou
Pedágio no Paraná: tarifas sobem em 28/08; oposição diz que “avisou” e cobra governo
Os pedágios do Lote 1 (Via Araucária) entre Campos Gerais e Curitiba e do Lote 2 (EPR Litoral Pioneiro) terão aumento nesta quinta-feira (28), com aplicação do IRT de 7,52%.
O deputado Arilson Chiorato (PT-PR), líder da Oposição na ALEP, afirma que alertou a população e que o governo ignorou os avisos.
Quanto vai custar nas praças do Lote 1 (Via Araucária)
Para veículos leves, as novas tarifas serão:
• Balsa Nova/São Luiz do Purunã (BR-277): R$ 9,30 (antes R$ 8,70)
• Porto Amazonas (BR-277): R$ 11,70 (R$ 10,90)
• Irati (BR-277): R$ 10,90 (R$ 10,20)
• Imbituva (BR-277): R$ 10,70 (R$ 10,00)
• Lapa (BR-476): R$ 12,30 (R$ 11,50)
Motocicletas seguem isentas.
Lote 2 também sobe
A EPR Litoral Pioneiro confirmou reajuste com início na mesma data (28/08). Exemplos para automóveis: São José dos Pinhais (R$ 24,00), Sengés (R$ 7,70), Jacarezinho (R$ 12,80), Carambeí (R$ 12,10), Jaguariaíva (R$ 8,00) e Quatiguá (R$ 13,80).
- São José dos Pinhais: de R$ 22,60 para R$ 24,00
- Sengés: de R$ 7,30 para R$ 7,70
- Jacarezinho: de R$ 12,00 para R$ 12,80
- Carambeí: de R$ 11,40 par R$ 12,10
- Jaguariaíva: de R$ 7,60 para R$ 8,00
- Quatiguá: de R$ 13,00 para R$ 13,80
- Jacarezinho Auxiliar 1: de R$ 12,00 para R$ 12,80
- Jacarezinho Auxiliar 2: de R$ 12,00 para R$ 12,80
Por que aumentou
O índice de 7,52% decorre da variação do IPCA (mar/2024–ago/2025) e de fatores contratuais previstos pela ANTT.
A Decisão SUROD nº 778/2025 aprovou a 1ª revisão ordinária e o reajuste da tarifa básica da Via Araucária.
Obras e “degraus tarifários”
As concessões preveem duplicações e melhorias que, entregues, podem gerar “degraus tarifários” (revisões adicionais).
Entre as frentes anunciadas pela Via Araucária estão: PR-418 (Contorno Norte de Curitiba, km 5-21, 7 viadutos) com entrega prevista para fevereiro de 2027; início de duplicações em trechos da BR-277 (Palmeira e Irati) e da PR-423 (Araucária–Campo Largo); além de PPD para caminhoneiros em Irati com entrega em dezembro de 2025.
O que diz a oposição
Chiorato (PT-PR) sustenta “desde 2022” que a modelagem elevaria tarifas e ampliaria prazos, e cita audiências e cobranças à Via Araucária e à EPR na ALEP.
Ele afirma que “avisou e não foi ouvido” e cobra transparência e redução de tarifas. Registros de anos anteriores mostram o deputado advertindo para pedágio mais caro e pedindo revisão do modelo.
Fardo
O reajuste simultâneo nos dois lotes pressiona o bolso do usuário sem que a população veja, no mesmo ritmo, as obras prometidas.
A liderança da oposição na Assembleia tem razão ao cobrar contratos mais equilibrados e fiscalização efetiva.
Para os oposicionistas, pedágio deve financiar segurança e mobilidade, não se tornar fardo.
Comprovaremos na pista, até fevereiro de 2027, se o cronograma de duplicações sai do papel.
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Jornalista e Advogado. Especialista em política nacional e bastidores do poder. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.
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Publicação de: Blog do Esmael