Assembleia Legislativa do Paraná celebra os 140 anos do Teatro Guaíra
Solenidade ocorreu na noite desta terça-feira (2), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
Créditos: Valdir Amaral/Alep
Por iniciativa do deputado estadual Ney Leprevost (União), a Assembleia Legislativa do Paraná realizou nesta terça-feira (2), no Plenário da Casa de Leis, uma sessão solene em homenagem aos 140 anos de história do Teatro Guaíra, dedicados à valorização da arte, ao fomento da cultura e à preservação da identidade artística e histórica do povo do Paraná e do Brasil. O evento reuniu autoridades e representantes da cena cultural, que destacaram a importância histórica e artística do espaço, considerado um dos maiores ícones culturais do Estado.
O deputado estadual Ney Leprevost também enalteceu o espaço como referência cultural. “O Teatro Guaíra é um ícone do Estado do Paraná e um dos mais importantes da América Latina. Ele abre as portas não apenas para artistas de expressão nacional e internacional, mas também para os grandes talentos da nossa terra. Desde a sua inauguração, com a peça ‘Paraná, terra de todas as gentes’, o teatro representa essa pluralidade que construiu o nosso Estado. É um orgulho poder prestar esse reconhecimento público ao teatro e a todos os atores envolvidos na cena cultural paranaense e brasileira”, destacou.
Representando a secretária de Cultura do Estado, Luciana Casagrande Pereira, o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost, ressaltou a grandiosidade e o simbolismo do Guaíra. “Eu diria que o Teatro Guaíra é uma espécie de oásis para a cultura do Paraná e, inclusive, para a cultura brasileira, porque recebe eventos nacionais e internacionais, e é também muito a nossa casa. Ele tem uma história marcante, com centenas de artistas que passaram e se formaram lá. É um dos nossos ícones, acessível, reconhecido e localizado no coração de Curitiba”, afirmou.
Já o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, recebeu a homenagem em nome da instituição e destacou a trajetória centenária do espaço. “Para nós, do Teatro Guaíra, essa homenagem é um prêmio por todo o trabalho de excelência realizado ao longo desses 140 anos. Seja por meio dos espetáculos, shows, eventos ou dos corpos artísticos — como a Orquestra Sinfônica, o Balé, o G2 e a Escola de Dança —, o teatro cumpre sua missão de fomentar a cultura e formar novas plateias”, afirmou.
Para simbolizar o reconhecimento coletivo, antes do término da solenidade, alguns colaboradores foram chamados para representar todos os servidores, artistas, músicos e professores que também receberam essa homenagem, em agradecimento pela dedicação e contribuição para o fortalecimento da cultura e das artes.
História
O início do Teatro Guaíra remonta ao século XIX, quando a Assembleia Provincial doou à Sociedade Teatral Beneficente União Curitibana um terreno para a construção do Theatro São Theodoro, inaugurado em 28 de setembro de 1884. Durante dez anos, foi o centro da vida cultural de Curitiba até a Revolução Federalista, em 1894, quando o teatro foi transformado em prisão.
O espaço cultural renasceu em 1900, como Theatro Guayrá. O edifício original foi demolido em 1939 e, somente na década de 1950, durante a gestão do então governador Bento Munhoz da Rocha Netto, teve início a construção de um novo teatro para a Capital. As obras começaram em 1952, em um período de expansão econômica do Estado, e o projeto, de autoria do arquiteto Rubens Meister, é considerado um marco do modernismo paranaense.
O Auditório Salvador de Ferrante foi inaugurado em 1954, seguido pelo Guairão, em 1974, após um incêndio ocorrido em 1970, e pelo Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito, em 1975.
Assembleia Legislativa do Paraná, site parceiro do Blog do Esmael

Redação do Blog do Esmael.
Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp
Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.
Publicação de: Blog do Esmael