Waymo está enviando veículos autônomos ao Japão para primeiros testes internacionais
Os veículos autônomos da Waymo vão para Tóquio, marcando a primeira vez que a empresa Alphabet implanta veículos em vias públicas em um mercado estrangeiro.
A Waymo está classificando a excursão como uma simples “viagem” para coletar dados sobre as nuances da direção japonesa, incluindo o trânsito pela esquerda e a navegação em um ambiente urbano denso. Os veículos serão conduzidos manualmente para efeitos de recolha de dados cartográficos e serão geridos por um operador local de frota de táxis, Nihon Kotsu. Serão enviados cerca de 25 veículos, sendo que o primeiro deverá chegar no início de 2025.
E embora os testes sejam, sem dúvida, vistos como o lançamento das bases para um futuro serviço de robotáxi baseado em Tóquio, a Waymo disse que ainda não está pronta para anunciar nada.
“Embora estejamos ansiosos para trazer os benefícios globais do Waymo Driver para salvar vidas, não temos planos de servir os passageiros em Tóquio neste momento”, disse o porta-voz da Waymo, Sandy Karp. “Em vez disso, estamos trazendo nossa tecnologia para aprender e entender como a Waymo se encaixa no cenário de transporte existente e aprender como fazer parcerias melhores com autoridades e comunidades locais.”
A inclusão do GO, um aplicativo de táxi popular no Japão, na parceria estratégica poderia sinalizar a intenção da Waymo de colocar em serviço seus veículos autônomos por meio de um provedor de mobilidade local. A Waymo já está fazendo isso nos EUA, disponibilizando seus veículos autônomos no aplicativo Ridehail da Uber em Austin e Atlanta.
O negócio de robotáxis da Waymo nos EUA está crescendo, embora lentamente. A empresa possui atualmente aproximadamente 700 veículos em operação em diversas cidades, incluindo São Francisco, Los Angeles, Austin e Phoenix. Ela também planeja lançar um serviço robotáxi em Atlanta em uma parceria exclusiva com a Uber e planeja lançar em Miami em 2026. O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, disse recentemente que a Waymo estava fornecendo 175.000 viagens pagas por semana, ou cerca de um milhão de milhas.
Em Tóquio, os veículos da Waymo serão operados por especialistas autônomos treinados e contratados pela Nihon Kotsu. Assim que a empresa sentir que está pronta, fará a transição para uma direção autônoma com as mãos livres, com um motorista de segurança ao volante. Karp não disse se isso eventualmente evoluiria para operações totalmente sem motorista. Os veículos serão cercados geograficamente em determinados bairros de Tóquio, incluindo Minato, Shinjuku, Shibuya, Chiyoda, Ch??, Shinagawa e K?t?.
Ao trazer os seus veículos para o seu primeiro país estrangeiro, a Alphabet está a tentar projetar confiança na sua tecnologia, especialmente numa altura em que as empresas estão a recuar em projetos dispendiosos de robotáxis. A General Motors anunciou recentemente que não financiaria mais a Cruise e, em vez disso, se concentraria na tecnologia de assistência ao motorista e em veículos autônomos de propriedade pessoal.
Várias empresas testaram os seus veículos autónomos no Japão, mas o país é um pouco atrasado em comparação com a China e os EUA. Parte do problema parece ser que a robusta indústria automobilística do país está concentrando seus testes em países diferentes do seu país natal. A Toyota e a Nissan procuram implantar robotáxis na China em colaboração com operadores locais.
As informações são do The Verge, site especializado em tecnologia
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Publicação de: Blog do Esmael