Janaina Paschoal reage a vídeo de Felca, “novo namoradinho do Brasil”

A vereadora por São Paulo Janaina Paschoal (PP) questionou a finalidade do vídeo “Adultização”, feito pelo youtuber Felipe Brassenim, conhecido como Felca, sobre a exploração e o abuso de crianças e adolescentes. O conteúdo viralizou nos últimos dias e se tornou um dos assuntos mais comentados do país, movimentando até mesmo o Congresso Nacional.

Por meio das rede sociais, Janaina Paschoal afirmou nesta quarta-feira (13/8) que não faltam leis para proteger as crianças e adolescente do país, e questionou o uso de alguns códigos e expressões pelo influenciador no vídeo.

“Quando da defesa de sua tese de Titularidade perante a USP, o Ministro Alexandre de Moraes disse, inclusive, que gostaria que os conteúdos de ódio e antidemocráticos fossem derrubados, tão rapidamente quanto os conteúdos de pornografia infantil. Nesse contexto, eu fico me perguntando sobre a real finalidade do famoso vídeo do novo namoradinho do Brasil”, disse ela. Veja a postagem:

Dou aula de ECA, há muitos anos. Também, há anos, estudo os crimes sexuais contra crianças e os crimes de exploração e exposição infantil nas redes. Não nos faltam leis para proteger nossas crianças e adolescentes. Quando da defesa de sua tese de Titularidade perante a USP, o…

— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) August 13, 2025

Alerta

  • O youtuber e influenciador Felipe Brassenim Pereira, conhecido como Felca, reacendeu a discussão sobre a exploração e o abuso de crianças e adolescentes com a publicação do vídeo Adultização.
  • Ele denunciou o influenciador Hytalo Santos por exploração de menores e alertou sobre os riscos das redes sociais para esse público em específico.
  • Um dos termos usados nas denúncias é a adultização, processo em que a criança é levada a desempenhar papéis atribuídos a adultos.
  • O termo, muitas vezes, envolve também a sexualização infantil, mas pode ocorrer em outras esferas.

Ainda de acordo com Janaina, nem todas as imagens mostradas por Felca no vídeo configuram exploração de fato.

“Ademais, chamo atenção para o fato de nem todas as publicações por ele expostas configurarem exploração de fato. Procede que pedófilos se excitam com fotografias inocentes de crianças? Infelizmente, sim! Mas o que fará o Congresso? Proibirá as lojas de fazerem catálogos de roupas infantis? Proibirá país de postar as fotografias dos próprios filhos na natação, ou na praia? Eu até aconselho que não postem, mas será essa uma questão de Estado?”, finalizou ela.

Nas denúncias que viralizaram, Felca exibe imagens de conteúdos gerados por Hytalo em que crianças e jovens aparecem em ambientes com bebidas alcoólicas e em momentos de intimidade. “É um clima adulto que contrasta com o fato deles todos serem crianças. Dá um desconforto ruim. Mas a parada piora, e piora muito”, comentou o influencer no vídeo.

Metrópoles, site parceiro do Blog do Esmael

Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp

Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.

Entrar no Canal do WhatsApp

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *