Gleisi Hoffmann anuncia consenso sobre BR-476
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, celebrou nesta quinta-feira (24) o resultado da reunião suprapartidária que envolveu integrantes do governo federal, governo do Paraná e parlamentares das bancadas estadual e federal.
“A reunião de hoje foi muito positiva, primeiro pela representatividade. Estavam presentes representantes do governo do estado, como o deputado Hussein [Bakri], e também da oposição, como o deputado Arilson Chiorato — todos alinhados com o objetivo de resolver o problema”, declarou Gleisi.
Segundo a ministra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que o impasse fosse solucionado com diálogo:
“O presidente Lula nos pediu para que buscássemos a melhor solução possível, em diálogo com o governo estadual. Qualquer que seja a saída, ela deve priorizar o povo paranaense e a população do Sul do Brasil.”
Ela concluiu dizendo:
“As obras de recuperação que foram iniciadas vão continuar até que se chegue ao melhor acordo.”
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Asfalto novo e sinalização: BR-476 passa por transformação milionária
O trecho entre União da Vitória e São Mateus do Sul, no Paraná, ganha cara nova com as obras de restauração da BR-476/PR. Iniciadas em janeiro de 2025, as intervenções fazem parte do Programa CREMA e envolvem investimentos superiores a R$ 83 milhões do Governo Federal.
O DNIT coordena os trabalhos em 81 km da rodovia com foco em segurança viária e conforto para os motoristas. Entre os serviços em andamento estão microfresagem, aplicação de nova camada asfáltica, recuperação da drenagem e revitalização da sinalização.
Entre remendos e recape: bastidores da recuperação da BR-476
A operação iniciou com limpeza da pista e intervenções emergenciais. Desde março, as frentes de trabalho se concentram em áreas críticas, onde a pista apresentava afundamentos, trincas e desníveis perigosos.
Motoristas relatam melhora
Motoristas que utilizam a BR-476 relatam sensível melhora na trafegabilidade. Caminhoneiros e moradores da região destacam a importância das obras para a redução de acidentes e desgaste dos veículos.
Sem duplicação, mas com mais segurança
Embora não esteja prevista a duplicação ou terceira faixa, o contrato garante reperfilagem, nova capa asfáltica (com espessura de até 8 cm), microrevestimento e drenagem eficiente ao longo de toda a rodovia.
O que vem por aí no cronograma das obras
O contrato possui vigência de cinco anos: os dois primeiros dedicados à restauração e os três seguintes à manutenção.
Entre os serviços previstos:
- Remendos profundos e fresagem descontínua
- Nova camada de asfalto com 5 a 8 cm
- Microrevestimento completo da pista e acostamentos
- Drenagem completa com recomposição de meios-fios, sarjetas e implantação de drenos
- Sinalização horizontal e vertical
- Conservação da faixa de domínio, incluindo roçada
- Manutenção de Obras de Arte Especiais (OAE)
O que o povo quer saber
A BR-476 será duplicada?
Não. O contrato atual prevê apenas restauração e manutenção.
Quando as obras serão concluídas?
A etapa de restauração segue até o final de 2026. A manutenção vai até 2030.
As obras afetam o trânsito?
Sim, em alguns trechos há lentidão. Mas há sinalização e desvios planejados para minimizar impactos.
Qual o objetivo da obra?
Melhorar a segurança, reduzir acidentes e aumentar a vida útil da rodovia.
Nova vida para a BR-476, velha conhecida dos paranaenses
A restauração da BR-476 não resolve todos os problemas da rodovia, mas representa um avanço importante. Com investimentos robustos e foco na segurança, o trecho entre União da Vitória e São Mateus do Sul dá um passo firme rumo à modernização da malha viária no interior do Paraná.
E você, o que acha das obras? Já passou pela BR-476 recentemente? Deixe seu comentário ou compartilhe sua experiência.

Jornalista e Advogado. Especialista em política nacional e bastidores do poder. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.
Publicação de: Blog do Esmael