Dia Nacional da Saúde: você conhece o Repórter SUS?

A trajetória da saúde pública brasileira é tema central do podcast Repórter SUS desde 2017, com centenas de conteúdos disponibilizados para a população. O projeto une o Brasil de Fato e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/ Fiocruz) e coloca em pauta os principais desafios e avanços do setor. 

Inicialmente criado como um quadro semanal do programa radialístico Brasil de Fato RJ, o projeto passou por vários formatos e cobriu de perto fatos que mudaram o país. Do desfinanciamento do teto de gastos à emergência global da covid-19, o direito à saúde sempre foi o foco principal, assim como a presença de especialistas do Brasil nos temas tratados. 

“Cada vez mais, o projeto caminha na direção de comunicar as questões da saúde de maneira popular, sem jargões ou linguagem inacessível. A espinha dorsal do Repórter SUS é a certeza de que não se faz o Sistema Único de Saúde sem a população brasileira. Nossa meta é fazer parte desse movimento”, afirma a jornalista Nara Lacerda, atual apresentadora do podcast

Nascido após o golpe que tirou do cargo a presidenta Dilma Rousseff (PT), o Repórter SUS acompanhou o desmonte da saúde pública durante o governo de Michel Temer (MDB), acentuado durante os quatro anos da gestão de Jair Bolsonaro (PL).  

Em 2024, o Repórter SUS inaugurou uma nova fase e passou a ser distribuído em todas as plataformas de streaming, além da tradicional disponibilidade no site do Brasil de Fato. Em formato de entrevistas, com até meia hora de duração, o podcast traz mais componentes históricos e abre espaço para participação do público pelas redes sociais. 

Juliana Passos, produtora do Repórter SUS, comemora as mudanças. Ela ressalta o tom informativo e popular do projeto, que traz pautas cotidianas contextualizadas a partir das políticas públicas da área da saúde. E aponta os obstáculos a serem superados, além das necessidades de avanço.

“Como jornalista da EPSJV/Fiocruz, é gratificante participar desse projeto pautado em uma visão ampliada de saúde, como defende a Fiocruz. Uma visão que não se resume a uma oposição à doença, mas tem como horizonte a promoção do bem-estar social coletivo, enfrentando as desigualdades sociais.”

Clique aqui e acesse todos os episódios do programa ou ouça a nova temporada nas principais plataformas de streaming.

Publicação de: Brasil de Fato – Blog

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *