BOLSONARO PRESO!

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi colocado oficialmente em prisão domiciliar nesta segunda-feira (4) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão ocorre após o descumprimento reiterado de medidas cautelares, principalmente no uso indireto de redes sociais para atacar a Corte e estimular intervenção estrangeira.

Segundo Moraes, Bolsonaro burlou deliberadamente as restrições impostas a ele, utilizando os perfis de seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), para veicular conteúdos com “claro incentivo a ataques ao STF” e “apoio ostensivo à intervenção internacional no Judiciário brasileiro”.

“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, escreveu Moraes em seu despacho.

Tornozeleira, censura digital e recolhimento de celulares

Na decisão, Moraes impõe uma série de medidas rigorosas:

  • Prisão domiciliar com monitoramento por tornozeleira eletrônica;
  • Proibição de visitas, exceto por familiares diretos e advogados;
  • Apreensão de todos os celulares existentes na residência de Bolsonaro.

O ministro afirma que o ex-presidente manteve “influência ativa” no debate político digital, mesmo após ter sido proibido de utilizar redes sociais. Essa atuação teria ocorrido através da produção de vídeos e mensagens repassadas a terceiros, principalmente aliados e membros de sua família parlamentar, para publicação em canais controlados por esses intermediários.

Reiteração delitiva e tentativa de golpe

A ordem de prisão é vinculada ao inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado após a derrota eleitoral de Bolsonaro em 2022. O ex-presidente é réu nesse e em outros processos que tramitam no STF.

Moraes justificou a escalada das sanções afirmando que Bolsonaro insiste em violar as regras impostas, mesmo após “restrições menos severas” terem sido aplicadas anteriormente.

“As condutas demonstram a necessidade e adequação de medidas mais gravosas de modo a evitar a contínua reiteração delitiva do réu”, escreveu Moraes.

Repercussão e desdobramentos

A prisão domiciliar de Bolsonaro ocorre em meio à intensificação do cerco judicial contra os investigados por participação na tentativa de golpe. A decisão de Moraes é considerada histórica e deve gerar reações explosivas na base bolsonarista e no Congresso Nacional.

Nos bastidores, parlamentares da oposição já articulam atos em defesa do ex-presidente e prometem questionar a legalidade da medida no Senado.

O Blog do Esmael segue acompanhando em tempo real os desdobramentos políticos, judiciais e sociais deste episódio que pode alterar radicalmente o tabuleiro das eleições de 2026.

Continue acompanhando atualizações em tempo real sobre o caso Bolsonaro no Blog do Esmael

Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp

Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.

Entrar no Canal do WhatsApp

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *