Bolsonarismo toma conselhos tutelares em todo país
![]()
As eleições para os conselhos tutelares espalhados ao redor do país neste domingo movimentaram nomes da base de apoio de Jair Bolsonaro (PL) que, pela primeira vez, politizaram a disputa. Como resultado desta campanha ofensiva, conselheiros que se intitularam em defesa dos valores da família e da religião terminaram bem eleitos nos municípios.
Este é o caso, por exemplo, de São Gonçalo, município onde 19 dos 20 conselheiros que conquistaram suas vagas são ligados à direita e à prefeitura de Nelson Ruas (PL). Um exemplo desta conexão foi a primeira colocada na cidade, Daniela Ribeiro, que com a benção do subsecretário Maciel obteve mais de 3,5 mil votos.
Assim como no resto do país, a bancada evangélica se dedicou ao pleito e, com o ajuda (e o nome) do deputado federal Otoni de Paula (MDB), Paloma Fernandes conquistou seu lugar enquanto conselheira com a alcunha “Paloma do Otoni”. Nas redes sociais, o parlamentar comemorou a eleição de sua indicação: “Menos uma vaga para os LGBTQIA+”.
Contudo, esta realidade não ficou restrita à São Gonçalo. Em Fortaleza, no Ceará, dois candidatos ligados à Mayra Pinheiro, médica que ficou conhecida durante a gestão de Bolsonaro como “Capitã cloroquina” foram eleitos. São eles Edilene Pessoa e Mirton Marques. Da Assembleia de Deus Montese, Edilene contou com o apoio pessoal de seu marido, o pastor Osires Pessoas Jr.
Após o anúncio da vitória, o líder religioso gravou um agradecimento especial à comunidade:
– Paz do senhor a todos os irmãos, eu gostaria de agradecer a Deus por esse momento especial todos aqueles que durante o dia de hoje se dispuseram a votar em prol de Edilene – diz, enquanto fogos de artifício queimam ao fundo.
Ligado a vereadores de direita da Câmara de Recife, em Pernambuco, o conselheiro Luciano Ferreira se reelegeu com o maior número de votos de sua região, mais de 2,1 mil eleitores. Evangélico, ele se auto-intitula “ex-petista”.
O Globo
O post Bolsonarismo toma conselhos tutelares em todo país apareceu primeiro em Blog da Cidadania.
Publicação de: Blog da Cidadania
