Bloco Garibaldis e Sacis comemora 25 anos e inicia o pré-carnaval de Curitiba neste domingo (14)
Em ritmo de comemoração dos seus 25 anos de história, o Bloco Garibaldis e Sacis dá o pontapé inicial no pré-carnaval de Curitiba, no próximo domingo, 14, com concentração na Boca Maldita.
Neste ano, o homenageado do Bloco será um dos seus fundadores, o multiartista Itaercio Rocha, que hoje vive no Maranhão e participará do pré-carnaval em Curitiba.
A programação do histórico Garibaldis e Sacis em 2024 será a maior da sua história. Além das já tradicionais saídas no centro da cidade e nos bairros, neste ano o bloco também fará um evento especial de comemoração à noite, no Largo da Ordem, percorrendo o roteiro que o originou. Outra novidade é que haverá uma participação especial no Carnaval de Curitiba.
:: ‘Entre a raiz profunda e a copa mais alta, samba se transforma e permanece’, diz Luiz Antonio Simas ::
Fantasias tradicionais
Historicamente, cada saída do Bloco Garibaldis e Sacis tem um tema. No domingo (14) o Bloco começa com as “Fantasias Tradicionais”. A ideia é se vestir das fantasias tradicionais dos bailes de carnaval, como pierrô, marinheiro, colombina, pirata ou como a imaginação dos foliões quiser.
A coordenação do bloco faz apenas um lembrete aos foliões: será repudiado todo e qualquer traje que reforce estereótipos hostis com identidade de gênero e que sugiram racismo.
:: Brincar sem ofender: fantasias que ridicularizam outras pessoas devem ser evitadas no carnaval ::
A concentração será a partir das 14h na Boca Maldita, em direção ao Paço da Liberdade.
Festa de Gala
Já na próxima terça feira (16), para comemorar mais um ano de existência do bloco, será realizada a “Festa de Gala”, às 19h, no Largo da Ordem, local onde o bloco se originou há 25 anos.
Aos domingos, como já é tradicional, o bloco sairá no centro da cidade.
Outras saídas ocorrerão em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba para levar a alegria dos Garibaldis e Sacis para os bairros da cidade. Além do Bairro Novo, o Bloco irá até o Tatuquara. Segundo a presidente da Associação dos Garibaldis e Sacis, Anaterra Viana, há uma importante parceria com a Prefeitura para que os foliões possam se divertir com segurança.
“Neste ano, os blocos de pré-carnaval ampliaram o diálogo com a Fundação Cultural de Curitiba, o que resultou em uma estrutura que desejamos que garanta diversão sem preocupação”, diz.
Homenagem no Carnaval
No carnaval de Curitiba, os integrantes do Bloco Garibaldis e Sacis sairão como bloco na Avenida Marechal Deodoro, local escolhido pela Prefeitura para os desfiles das escolas. Mas, também serão homenageados pela Escola de Samba Mocidade Azul e será uma das alas da escola.
Publicação de: Brasil de Fato – Blog