LG anuncia o lançamento de 2026 de sua TV Micro RGB evo
No que certamente será o início de uma série de anúncios, a LG confirmou que lançará sua primeira TV RGB carro-chefe em 2026. Não era um grande segredo, considerando que “uma TV LCD premium com tecnologia Micro RGB” ganhou o Prêmio de Inovação CES 2026 em novembro. Mas agora é certo que a TV LG Micro RGB evo será lançada em 2026 nos tamanhos de 100, 86 e 75 polegadas, com preços nos EUA a serem anunciados posteriormente.
A TV Micro RGB evo usará uma versão atualizada do processador Alpha 11 da LG, geralmente reservada para telas OLED de última geração da empresa, como o LG G5. A TV foi certificada pela Intertek – uma empresa de testes e certificação – para atingir 100 por cento de cobertura de gama de cores BT.2020, DCI-P3 e Adobe RGB. Não há detalhes sobre o brilho da TV (espero que os destaques mais brilhantes eclipsem facilmente 5.000 nits).
A CES – e 2026 em geral – parece ser o ano da TV RGB, já que mais empresas provavelmente lançarão modelos emblemáticos com a tecnologia. Tudo começou quando a Hisense estreou o 116UX de 116 polegadas no salão da CES 2025, e a Samsung exibiu sua TV Micro RGB de 115 polegadas, que foi lançada em agosto passado. Mas espero que em janeiro próximo veremos mais deles e em tamanhos menores para competir com o novo LG Micro RGB. (Quando me encontrei com a Samsung em agosto para ver sua TV Micro RGB, um representante me disse: “Temos coisas interessantes pela frente para Micro RGB.”) A TCL já mostrou dois modelos de TV RGB para o mercado chinês, e a Sony lançará sua TV TrueRGB no início de 2026.
É importante observar que a tecnologia micro RGB não é microLED, que usa LEDs microscópicos vermelhos, verdes e azuis para cada pixel. A tecnologia RGB que estamos vendo aqui da LG (e em outros casos da Samsung, Hisense e, eventualmente, Sony e TCL) usa LEDs vermelhos, verdes e azuis em clusters que fornecem luz para vários pixels. Eles ainda são incrivelmente pequenos – daí o micro no nome – e os três LEDs coloridos discretos oferecem melhor cobertura de gama e pureza de cor, mas a TV ainda requer um filtro de cor para produzir cor adequadamente para cada pixel individual. Todos nós usamos displays de LED para criar uma luz de fundo azul ou branca.
As versões da tecnologia RGB LED da Hisense e Samsung que vi até agora têm sido incrivelmente impressionantes, com imagens vibrantes e fortes que são melhores do que qualquer coisa atualmente no mercado. Mas também são TVs enormes que custam dezenas de milhares de dólares – algo que a maioria de nós jamais colocará em casa. Agora que cada empresa de TV parece estar lançando suas próprias versões, e em tamanhos menores, esperamos que os preços caiam para um nível mais razoável.
The Verge é site parceiro do Blog do Esmael

É uma publicação focada em tecnologia e seu impacto cultural.
Publicação de: Blog do Esmael
