Aprovado título de Cidadão Benemérito para José Álvaro Carneiro, diretor do Pequeno Príncipe

Deputado Luciana Rafagnin (PT) ao lado de José Álvaro da Silva Carneiro.

Deputado Luciana Rafagnin (PT) ao lado de José Álvaro da Silva Carneiro.
Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) que concede o título de Cidadão Benemérito do Estado ao empresário e gestor José Álvaro da Silva Carneiro, diretor-geral corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, referência nacional em atendimento pediátrico.

A proposta destaca a “notável trajetória de serviços prestados à sociedade paranaense nas áreas ambiental, social, hospitalar, cultural e de gestão pública” ao longo de mais de quatro décadas.

“Essa homenagem é mais do que merecida. José Álvaro representa o cidadão que se dedica com paixão e ética ao bem comum. Sua vida é exemplo de compromisso com o Paraná”, afirma a deputada.

Integrante do Conselho da mantenedora do Hospital Pequeno Príncipe desde 1999, José Álvaro teve papel decisivo na consolidação da instituição como o maior hospital pediátrico da América Latina. Entre 2005 e 2008, liderou a criação do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, referência nacional em estudos voltados à saúde infantil.

Em 2003, idealizou o projeto Gols pela Vida, em parceria com o ex-jogador Pelé, unindo esporte e responsabilidade social em uma iniciativa que já impactou milhões de crianças em todo o Brasil.

Entre 2010 e 2011, assumiu voluntariamente a Direção Administrativa-Financeira do hospital, contribuindo para a modernização e a melhoria da gestão. Hoje, além de diretor-geral corporativo do Complexo, é também secretário-geral da Fundação Pequeno Príncipe.

Perfil

Curitibano, nascido em 1949, José Álvaro também se destacou como ativista ambiental. É cofundador da Fundação SOS Mata Atlântica, da ONG Pró-Jureia e da Liga Ambiental, tornando-se referência na defesa do bioma atlântico.

Representou as organizações ambientais do Sul no CONAMA entre 2000 e 2002 e foi secretário-executivo do Conselho do Litoral do Paraná de 2003 a 2005. Em 2008, assumiu a superintendência do IBAMA no estado, onde coordenou ações importantes, como a Operação Angustifolia, uma das maiores operações de combate ao desmatamento ilegal da Mata Atlântica.

Autor de diversas obras sobre o patrimônio natural e histórico do Paraná, entre elas Araucarilândia, Bosques de Curitiba e Nascentes, Corredeiras e Cachoeiras do Alto Iguaçu, José Álvaro também integra o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, reforçando seu compromisso com a cultura e a memória do estado.

ALEP Notícias é site parceiro do Blog do Esmael

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *