Bolsonaristas pressionam deputado a tirar projeto contra notícias falsas
Foto: Robert Alves/Podemos
Após sofrer diversas críticas, inclusive de bolsonaristas, o deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) retirou nesta segunda-feira (21) um projeto de lei que havia apresentado no início do mês, propondo a criação de um órgão estatal para fiscalizar o conteúdo publicado por “grandes mídias e mídias sociais.
O projeto deu entrada em 9 de fevereiro, com o propósito de estabelecer uma instância vinculada ao Ministério das Comunicações que atuaria como uma espécie de agência de checagens estatal.
“Para cada assunto abordado haverá especialistas específicos aos temas ou especificidades”, diz o projeto.
O órgão atuaria apenas se provocado, e a princípio tomaria medidas administrativas com relação a conteúdo falso, mas que poderiam levar a ações criminais. O projeto não especifica quem faria parte desse órgão, nem quais critérios adotaria para decidir o que é falso ou não.
O projeto foi torpedeado nas redes sociais por apoiadores do presidente, que adotam como bandeira a liberdade irrestrita de expressão.
Feliciano afirma que apresentou o projeto “na intenção de trazer para o debate o assunto das fake news, que ainda é um labirinto e não está esgotado”.
Segundo ele, a grande imprensa se coloca como “guardiã da verdade”, mas tem uma atitude que prejudica o governo de Jair Bolsonaro (PL). “Geralmente, quando o assunto envolve o governo atual, se for para beneficiá-lo, os detentores da verdade fazem vistas grossas”, afirma.
O parlamentar declarou, no entanto, que decidiu retirar o projeto após consulta a uma “grande autoridade política no assunto”, que ele prefere não revelar. A ideia é construir um projeto melhor, diz.
Sobre as críticas na direita, Feliciano diz que não abalarão o apoio a Bolsonaro. “Todos nós conservadores, direitistas, estamos do mesmo lado. E nada irá nos dividir. Somos Bolsonaro e caminhamos rumo a vitória”, afirma.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
O post Bolsonaristas pressionam deputado a tirar projeto contra notícias falsas apareceu primeiro em Blog da Cidadania.
Publicação de: Blog da Cidadania