STF ouve defesa de Bolsonaro no segundo dia do julgamento; ao vivo

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (3) o julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O Blog do Esmael transmite ao vivo todas as sessões, com análises e bastidores em tempo real.

Sessão dedicada às defesas

Na Primeira Turma, os ministros ouvirão os advogados de quatro acusados: o general Augusto Heleno, o próprio Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e o general da reserva Walter Braga Netto. Cada defesa tem até uma hora para sustentar a inocência de seus clientes.

O cronograma prevê atividades apenas no período da manhã, até o início da tarde, já que o plenário do STF tem pautas próprias à tarde. Caso as falas se estendam, a votação dos ministros deverá ser adiada para a próxima semana.

O que está em jogo

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, conduzirá a análise preliminar das questões processuais. Em seguida, os votos seguirão a ordem de antiguidade: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

A maioria simples (3 dos 5 ministros) define se os réus serão absolvidos ou condenados. Em caso de condenação, o tribunal fixará penas individualizadas.

O primeiro dia

Na abertura do julgamento, Moraes apresentou um resumo da ação penal e destacou a importância da defesa da democracia. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, reforçou o pedido de condenação. À tarde, os advogados de Mauro Cid, Alexandre Ramagem, Almir Garnier e Anderson Torres expuseram seus argumentos.

Próximos passos

As próximas sessões estão marcadas para 9, 10 e 12 de setembro. A expectativa é que os votos dos ministros comecem no dia 9, com sentença prevista para o dia 12.

Bolsonaro no bico do corvo

A estratégia das defesas nesta quarta pode definir o tom do julgamento. Bolsonaro, especialmente, depende de uma narrativa convincente para tentar atenuar o peso das acusações. No entanto, a base fática apresentada pela PGR é robusta e alinhada ao inquérito do 8 de Janeiro.

O país acompanha um processo que não é apenas jurídico, mas histórico: pela primeira vez, um ex-presidente da República responde no Supremo por tentativa de golpe.

Assista a transmissão ao vivo no Blog do Esmael e acompanhe cada voto, cada argumento e cada bastidor desse julgamento histórico.

Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp

Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.

Entrar no Canal do WhatsApp

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *