Siemaco espera 10 mil trabalhadores em assembleia que define pauta da categoria
O Siemaco Curitiba e Região convoca assembleia geral para domingo, 21 de setembro de 2025, às 10h, na Sede Campestre (BR-277, km 61, nº 6889, Borda do Campo, São José dos Pinhais), com previsão de público acima de 10 mil trabalhadores de asseio e conservação. A reunião vai colher propostas e fechar a pauta de reivindicações que será entregue ao sindicato patronal SEAC-PR.
O que estará em debate
Os trabalhadores poderão sugerir reivindicações durante o ato: mais profissionais por posto, adicional de insalubridade em funções específicas, reajuste salarial, aumento de tíquete, melhorias nas condições de trabalho e renovação das conquistas da categoria. A organização é do Siemaco e da Feaconspar, federação que reúne sindicatos do setor no estado.
Confraternização e prêmios
Além da pauta para 2026, o encontro terá confraternização e sorteio de mais de 440 prêmios para associados e familiares, com atrações para crianças. Entre os prêmios estão um Fiat Argo 2026, uma Honda CG 160 Titan, TVs, celulares, tablets, bicicletas, vales-farmácia, cestas básicas e outros itens. A chamada pública do sindicato ressalta o “Show de Prêmios” no mesmo local, na mesma data e horário.
“Unidade faz a força”, diz a direção
Para o presidente do Siemaco Curitiba, Alexandre Oliveira da Silva, a presença de cada trabalhador “faz a diferença” para fortalecer a negociação por melhores salários e condições de trabalho. A composição da diretoria e a presidência estão registradas no site oficial do sindicato.
Calendário pelo Paraná
Curitiba abre a sequência de assembleias regionais. Segundo a Feaconspar, a coleta de propostas ocorrerá em bases de Francisco Beltrão, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Londrina. Em dezembro, a federação pretende consolidar uma pauta única estadual para chegar a uma Convenção Coletiva de Trabalho abrangendo cerca de 100 mil trabalhadores de asseio e conservação do Paraná.
“Nós iremos recolher sugestões em todo o estado para, ao final, em dezembro, criarmos uma pauta única, que valerá para todo o Paraná e todos os 100 mil trabalhadores de asseio e conservação do estado terão as mesmas condições e direitos e uma mesma Convenção Coletiva de Trabalho”, explica Manassés Oliveira, o presidente da Feaconspar, ao ressaltar que a participação dos trabalhadores na construção da pauta é fundamental.
Como participar do sorteio
O trabalhador associado deve retirar o cupom até sexta-feira, 19 de setembro de 2025, na sede da entidade (Rua Duque de Caxias, 191) ou em subsedes, apresentando carteirinha e documento com foto. Contatos e canais do sindicato estão disponíveis no site oficial e nas redes.
Serviço
— Assembleia de Pauta do Siemaco
— Data/horário: 21/09/2025, 10h
— Local: Sede Campestre do Siemaco — BR-277, km 61, nº 6889, Borda do Campo, São José dos Pinhais
— Organização: Siemaco Curitiba e Região + Feaconspar; pauta dirigida ao SEAC-PR.
Interesses em jogo
A assembleia mede a correlação de forças entre trabalhadores e patronal às vésperas da negociação de 2026. Quanto mais massiva a presença, maior o poder de pressão sobre o SEAC-PR na mesa da Convenção. Portanto, a mobilização tem com foco em salário, saúde e segurança — pilares que impactam diretamente a qualidade do serviço público e privado de limpeza no Paraná.
O Blog do Esmael apoia mobilizações democráticas por direitos e transparência nas negociações coletivas. Se você é da categoria, compareça, proponha e delibere.
Siemaco e Feaconspar: entenda quem são as entidades que convocam a assembleia
O Siemaco Curitiba e Região é o sindicato que representa trabalhadores em empresas de asseio e conservação, portaria e zeladoria. A entidade atua na negociação de convenções coletivas, organiza assembleias e defende direitos como salários, benefícios e condições dignas de trabalho. Também oferece assistência jurídica, médica e atividades de lazer para os associados.
Já a Feaconspar (Federação dos Trabalhadores em Asseio e Conservação do Paraná) tem alcance estadual. Ela reúne os sindicatos de base, como o próprio Siemaco, e unifica as pautas de reivindicações de toda a categoria no Paraná. A federação coordena as campanhas salariais e garante que cerca de 100 mil trabalhadores do setor no estado estejam sob uma mesma Convenção Coletiva de Trabalho.
Na prática, o Siemaco organiza os trabalhadores em Curitiba e região metropolitana, enquanto a Feaconspar articula as reivindicações em nível estadual, fortalecendo a negociação com os patrões e assegurando que os direitos conquistados sejam válidos em todas as cidades.

Jornalista e Advogado. Especialista em política nacional e bastidores do poder. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.
Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp
Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.
Publicação de: Blog do Esmael