PT debate desafios diante da nova realidade mundial
Nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de dezembro, o Partido dos Trabalhadores (PT) inicia em Brasília um ciclo essencial de debates sobre os rumos do Brasil e do mundo. O seminário “A realidade brasileira e os desafios do Partido dos Trabalhadores” reúne líderes regionais e nacionais da legenda, parlamentares, militantes e filiados para refletir sobre as transformações que estão moldando os tempos atuais.
Em um cenário global complexo, o PT busca entender seu papel e definir estratégias diante dos desafios políticos e eleitorais que se aproximam. Promovida pelo Diretório Nacional e pela Fundação Perseu Abramo, a iniciativa pretende aprofundar discussões sobre temas fundamentais como a ascensão da China, o protagonismo da Índia, o potencial dos BRICS e os impactos das guerras na Ucrânia e na Palestina.
A abertura oficial acontece às 18 horas desta quinta-feira. Estarão presentes a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann; o presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamotto; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; e o líder do governo na Câmara, José Guimarães. Representando as candidaturas eleitas nas últimas eleições municipais, participam o prefeito de Camaçari (BA), Luiz Caetano, e a vereadora paulistana Luna Zarattini.
Em seguida, a primeira mesa de debates abordará o “Contexto internacional da realidade brasileira”. Entre os expositores, estão o professor José Luís Fiori, referência em economia política internacional; o sociólogo Marcelo Zero, especialista em relações internacionais; o pesquisador Pedro Silva Barros, do IPEA; e a professora Mojana Vargas, da UFPB. A mediação será conduzida pela economista Ellen Coutinho.
O seminário oferece uma plataforma para análises profundas sobre a conjuntura mundial e nacional. Além disso, busca estabelecer diretrizes para o futuro do partido. Com as próximas eleições no horizonte, o PT está empenhado em renovar suas estratégias de comunicação e mobilização, visando uma conexão mais forte com a sociedade.
Antes da abertura oficial, às 17 horas, haverá o lançamento do livro “Partido dos Trabalhadores – Resoluções de Encontros e Congressos & Programas de Governo 1999-2020”. A publicação marca o início das comemorações pelos 45 anos de fundação do PT, que serão celebrados em fevereiro de 2025.
Este seminário evidencia a preocupação do PT em se atualizar frente às novas dinâmicas do mundo do trabalho e às mudanças sociais em curso. Num momento em que a extrema direita avança em diversos países e as forças progressistas enfrentam dispersão, o partido diz que é fundamental reflitir sobre sua trajetória e renovar seu compromisso com a luta por um Brasil mais justo e democrático.
É tempo de reflexão e ação, segundo o PT. O partido busca, por meio deste seminário, fortalecer suas bases e construir um projeto político que responda aos anseios da população brasileira, enfrentando os problemas de um mundo em constante transformação.
Publicação de: Blog do Esmael