Preocupações amazônicas, muita ação em saúde, educação, energia e vacinas contra o tarifaço

Águas do Velho Chico chegam ao RN, 400 municípios recebem novas unidades odontológicas móveis, escolas de Medicina serão mais exigidas, energia e mais especialistas chegam a comunidades indígenas, turismo no Brasil voa. E o Governo Federal avança na defesa da soberania, da economia e do futuro do planeta
Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela participaram, nesta sexta-feira (22/8), da Quinta Reunião do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O presidente Lula esteve em Bogotá, na Colômbia, onde discutiu medidas para a proteção da Amazônia, e ações estratégicas para a COP 30, em novembro, em Belém.
Um dos eventos que integrou a programação da reunião foi o Encontro Regional Amazônico, que incluiu a sociedade civil nos debates da Cúpula de Presidentes de Países Amazônicos. Em seu discurso, o presidente Lula falou da segurança e proteção da Amazônia; e anunciou a inauguração de um centro de cooperação internacional, em Manaus. O presidente também reforçou que é preciso exigir de todos os países um compromisso sério, com metas bem definidas, para que a COP 30 realmente tenha efeitos positivos para o meio ambiente e, claro, para a Amazônia.
E aqui em Brasília, no Palácio do Planalto, o presidente Lula recebeu, nesta semana, o presidente do Equador, Daniel Noboa. O encontro marcou o recomeço das relações política, comercial, cultural e tecnológica entre os dois países.
E o governo federal deu um importante passo rumo à redução dos efeitos das tarifas extras impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, pediu apoio do Congresso Nacional a projetos que facilitam e ampliam as exportações brasileiras. Entre as matérias, estão as medidas do Plano Brasil Soberano, de ajuda a empresas afetadas.
Uma das medidas que serão adotadas pelo governo é um programa de compras públicas. Em entrevista à Voz do Brasil, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, explicou como a iniciativa vai beneficiar os exportadores afetados pelas tarifas.
E no programa Bom Dia, Ministro, Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, falou das soluções que o Governo Federal estuda para minimizar uma possível perda de empregos nos setores mais atingidos pelas medidas tarifárias dos Estados Unidos. A ideia é investir na qualificação da mão de obra.
Quatrocentas cidades do país vão receber consultórios odontológicos móveis. Uma ação estratégica do Brasil Sorridente, programa de assistência odontológica do governo federal. O presidente Lula foi até Sorocaba, interior de São Paulo, acompanhar a entrega desses veículos.
O primeiro mutirão do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, em território indígena, atendeu 12 vezes mais que o previsto. Foram 14 mil atendimentos numa das maiores aldeias do Brasil no Amazonas.
Educação em Saúde! A partir de 2026, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, o Enamed, será aplicado no quarto e sexto ano dos cursos de Medicina. Em caso de baixo desempenho, os cursos entrarão em supervisão do Ministério da Educação.
Relançado em 2023, o programa Luz para Todos alcançou, nos últimos 2 anos, mais de 123 mil novas ligações, levando energia elétrica a cerca de 500 mil pessoas! A meta é chegar, em 2028, com quatrocentas mil novas conexões, mais da metade delas na Amazônia Legal. Criado há 22 anos, o Luz para Todos, que leva energia elétrica e cidadania para os brasileiros, beneficiou mais de 17 milhões de pessoas.
As águas do Rio São Francisco chegaram ao Rio Grande do Norte. Essa etapa do Projeto de Integração do São Francisco contou com investimentos do Novo PAC. Para duplicar a capacidade de bombeamento nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, foram destinados 500 milhões de reais.
Para fortalecer a divulgação do turismo brasileiro no exterior, o Governo Federal lançou o Plano Brasis. Foi durante o Salão Nacional do Turismo, em São Paulo, e reuniu ministros e o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Agência Gov, site parceiro do Blog do Esmael
Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp
Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.
Publicação de: Blog do Esmael