Pharrell Williams lança Timberland de R$ 450 mil pela Louis Vuitton

Não é de hoje que moda e arte provam ser interligadas, conectadas. Quadros, entre outras formas de expressão artística, revelam o universo interno de um único ser que, através do processo criativo e do contato com as próprias emoções, entrega externamente uma visão ontológica de presente, futuro e passado; de mundo. Com isso, pode-se afirmar que uma obra de arte autêntica não tem preço pré-estabelecido. O mercado é quem determina, tudo a depender do artista e do tamanho da oferta — em contraponto ao tamanho do desejo que ambos geram no consumidor.

O mesmo é verdadeiro na moda: nem tudo que se compra é peça para ser vestida, assim como certas produções que vêm direto das passarelas da alta-costura. No mundo dos calçados, a nova bota Timberland assinada pelo artista Pharrell Williams para a Louis Vuitton é a prova mais recente disso.

As botas Timberland assinadas por Pharrell Williams para a Louis Vuitton vêm acompanhadas de maleta-vitrine exclusiva da grife

Do canteiro de obras às vitrines de luxo

Com preço de US$ 85 mil o par (cerca de R$ 450 mil), as Timberlands recheadas de logomarcas e com detalhes em ouro deram o que falar. Com apenas cinquenta unidades lançadas nesta primeira versão premium, as botas são em couro italiano e carregam ilhoses em ouro 18k — tanto no monograma quanto em acabamentos. Os clássicos 6-inch boots (botas de canos médios de 15 cm), pra completar, vêm acompanhados de sua própria “maleta-vitrine”, exclusiva da Louis Vuitton.

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As botinas da Timberland, criadas originalmente para trabalhadores que atuavam em condições climáticas severas, agora integram o time de itens do mercado de luxo e têm edições feitas exclusivamente para serem expostas. O primeiro calçado icônico da marca, a Timberland Original Yellow Boot, foi lançado em 1973. Ele se tornou conhecido pela construção resistente e por usar uma técnica inovadora de injeção direta de borracha para vedar completamente a sola ao couro, o que o tornava realmente à prova d’água.

Lançada em 1973, a Yellow Boot da Timberland foi criada para trabalhadores e virou símbolo da cultura urbana

Com o tempo, essas botas ultrapassaram o uso funcional e se tornaram um ícone de moda urbana, especialmente nos anos 1990, com forte presença na cultura hip-hop e streetwear. Essencialmente, o caso revela o reposicionamento de mais um item com propósito funcional sendo transformado em luxo

Pharrell e o legado de Virgil Abloh

A collab faz parte do trabalho de Pharrell Williams à frente da direção criativa masculina da Vuitton, a qual comanda desde 2023. Ele substituiu o mais recente ícone falecido da moda: Virgil Abloh — responsável por ressignificar o streetwear. Pharrell dá continuidade ao legado de Virgil apostando no estilo da Timberland com o luxo refinado da maison. O resultado é único.

Das unidades produzidas, restam pouquíssimas no mercado. E vale lembrar que nem tudo na moda precisa ser usado. Algumas criações nascem pra virar item de colecionador. Isso não significa, porém, que não veremos as botas nas ruas.

Timberland by Pharrell já está quase esgotada e consolida moda como objeto de desejo e coleção

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Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

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