O Polestar 4 leva o minimalismo EV para o próximo nível

Desde o lançamento de seu sedã Polestar 2 em 2021, a empresa sueca de veículos elétricos Polestar lançou dois modelos adicionais: o espaçoso SUV crossover compacto 3, e agora o 4, um SUV crossover esportivo e ainda mais compacto. O espaço 4 entre o tamanho 2 e 3 pode confundir alguns consumidores, mas uma de suas características – ou a falta dela – pode confundi-los ainda mais. Não tem pára-brisa traseiro.

A partir de US$ 57.800, o 2026 Polestar 4 pode ter alguns atributos levemente complicados, mas achei que era um dos EVs mais atraentes e divertidos de dirigir deste ano. Demorou um pouco para se acostumar.

Demorou um pouco para se acostumar.

A sua principal característica é o design exterior minimalista e muito sueco. A figura musculosa do 4, os faróis exclusivos e as linhas interessantes da carroceria conferem-lhe uma presença sólida. Mas o verdadeiro elefante na sala não é o vidro da porta traseira, o que sem dúvida o destaca na estrada. O raciocínio, porém, é bastante direto: é a única maneira pela qual a Polestar poderia dar a um SUV crossover compacto uma figura tão elegante sem sacrificar o espaço para a cabeça ou as pernas do passageiro no banco traseiro.

Missão cumprida; minha estatura esguia se ajusta surpreendentemente bem com o assento ligeiramente reclinado, e o volume de carga é de respeitáveis ????19 pés cúbicos, com piso alto para fácil carga e descarga que se expande para 54 com os bancos traseiros abaixados. Na frente, o espaço para cabeça, pernas e ombros era excelente.

Quando se trata de tecnologia e materiais, há uma tela sensível ao toque central de 15,4 polegadas colocada horizontalmente, um display digital de 10,2 polegadas e um único botão físico no console central para apertar play/pause e controle de volume. Pode parecer contraditório, mas o seu minimalismo sueco está realmente a todo vapor. Além disso, a qualidade dos materiais é sólida, com superfícies duras de sensação substancial, uso insignificante de metal e dois tipos de materiais sintéticos opulentos que compreendem uma grande porcentagem da área de superfície. Finalmente, o software de infoentretenimento foi organizado de forma lógica e fácil de se acostumar, e apresenta temas de iluminação personalizados baseados em nosso sistema solar – esta pode ser uma estratégia sutil para converter proprietários de Tesla Modelo Y.

O Polestar 4 vem em duas configurações de transmissão: tração traseira com motor único e tração integral com motor duplo (acrescente US $ 6.500 adicionais para esta configuração), com o primeiro produzindo 272 cavalos de potência e 253 libras-pés de torque, enquanto o último produz 544 e 506, respectivamente, e 0-60s com clock de 6,9 ????e 3,7 segundos. A única bateria disponível é um pacote de íons de lítio de 400 volts com 100 kWh de capacidade útil e carregamento rápido DC de até 200 kW. O alcance chega a 310 milhas para o motor único, enquanto o motor duplo chega a 280.

Na forma padrão de motor duplo, a qualidade de direção do 4 era confortável e a direção bem ponderada, embora a resposta do chassi parecesse muito lenta para algo comercializado como um crossover voltado para o desempenho. No entanto, com o Performance Pack de US$ 4.500 da Polestar incluído, adicionando ajuste de chassi focado no desempenho, pneus de verão Pirelli e enormes pinças de freio Brembo, cada entrada ficou bem afiada e sem sacrificar a qualidade da condução.

Finalmente, o que mais chama a atenção na experiência de direção do Polestar 4: a falta de um vidro traseiro. Normalmente, não sou fã de ter uma câmera traseira alimentada em uma tela no espelho retrovisor, mas a 4 não era tão ruim. A câmera muda ligeiramente para a esquerda ou para a direita com um movimento correspondente do sinal de mudança de direção, e os espelhos retrovisores laterais fazem um bom trabalho ao minimizar os pontos cegos.

Ainda assim, foi estranho olhar por cima do ombro direito antes de mudar de faixa e, bem, não ver nada. E embora o pessoal da Polestar estivesse particularmente orgulhoso da resolução da câmera traseira com pouca luz e do desempenho em condições de chuva/inverno, a quilometragem dos consumidores pode variar dependendo de quão gelado e carregado de neve fica seu clima.

No geral, o 2026 Polestar 4 é um crossover compacto EV de luxo único e atraente, com estilo divertido de dirigir suficiente para transformar qualquer pessoa em um entusiasta de direção espirituoso. Mas, à luz do fim dos créditos fiscais de EV do governo federal, este é o melhor momento para lançar um crossover de EV mais esportivo e de nicho?

Perguntei a Dean Shaw, diretor de relações públicas e comunicações da Polestar North America, qual é o plano da empresa. “Nós equiparamos isso ao impulso de vendas de dezembro. As vendas desaceleram depois, em janeiro, mas depois começam a se recuperar lentamente”, disse ele. “Esperamos que este mês seja uma reinicialização completa, mas depois esperamos que as vendas comecem a aumentar.”

Ele também destacou que existem muito poucas marcas de automóveis exclusivamente elétricos; à luz de outras montadoras recuando em seus planos de veículos elétricos, ele vê isso como uma oportunidade para a Polestar realmente garantir seu lugar no mercado. Com a personalidade esportiva e divertida de dirigir do 4, um grande foco no design e recursos intuitivos, ele pode estar no caminho certo. Mesmo que não haja vidro atrás dos bancos traseiros.

Fotografia de Peter Nelson

Siga tópicos e autores desta história para ver mais como esta no feed da sua página inicial personalizada e para receber atualizações por e-mail.


The Verge é site parceiro do Blog do Esmael

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *