Nesta terça, Coletivo Árabes e Judeus Pela Paz exibe o filme ‘Onde as Oliveiras Choram’; veja o trailler

Da Redação

Nesta terça-feira, 23/07, o Coletivo Árabes e Judeus Pela Paz, do Rio de Janeiro, exibe às 18h30, em sessão especial, o documentário Where Olive Trees Weep — Onde as Oliveiras Choram, lançado em maio deste ano por Maurizio Benazzo e Zaya Benazzo.

É legendado em português, assim como o trailler oficial que você pode assistir no topo

O filme funciona como uma janela para escancarar as lutas e a resiliência do povo palestino sob o apartheid israelense e explora temas como perda, trauma e busca por justiça.

Ele apresenta os antecedentes da atual situação e traz à luz as vidas das pessoas que Maurizio Benazzo e Zaya Benazzo encontraram em 2022, quando fizeram uma viagem à Cisjordânia ocupada.

‘As suas histórias universalmente humanas falam de dor intergeracional, trauma e resiliência. Esperamos que toquem o seu coração, despertem a compaixão e a compreensão e dêem origem a uma busca de justiça”, expõem Maurizio e Zaya.

‘O filme é a nossa modesta contribuição para o nosso sonho de pôr fim à ocupação na Palestina, de conseguir direitos iguais e um tratamento justo para o povo palestino e de espalhar a cura para todos os ciclos intergeracionais de trauma na regiã”, prosseguem os dois diretores.

”Através do véu da opressão, vislumbramos a resiliência – raízes profundas que levaram o povo palestino a atravessar décadas de escuridão e vidas destroçadas”, observam.

”Esta viagem emocional revela a humanidade dos oprimidos, ao mesmo tempo que aborda a questão: o que torna o opressor tão impiedosamente cego à sua própria crueldade?”, arrematam.

Apoie o jornalismo independente

Após a exibição haverá um debate com Alcio Braz, psiquiatra que trabalha com transtorno de estresse pós-traumático e a cantora MAJ, ativista brasileira de origem palestina.

Local: Sete Sete de Setembro 164, próximo ao  ao metrô carioca e a estação VLT da Praça Tiradentes.

Publicação de: Viomundo

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *