Mirko Casale: As loucuras da 80ª Assembléia Geral da ONU. VÍDEO
As loucuras da 80ª Assembléia Geral da ONU
Por Jair de Souza*
Neste vídeo muito bem-humorado, Mirko Casale consegue resumir com muita fidelidade o clima imperante no transcorrer da 80ª Assembléia Geral da ONU, recém concluída em Nova York.
O que podemos ressaltar é que o citado evento desenrolou-se de maneira muito diferente do que vinha ocorrendo há bastante tempo em sessões anteriores.
Nesta oportunidade, os destaques positivos não foram protagonizados por representantes dos países que habitualmente hegemonizam a atenção e acabam por determinar os rumos dos acontecimentos.
Desta vez, os grandes destaques positivos foram quase todos obras de líderes de nações de fora do restrito grupo das potências que compõem o núcleo dominante do imperialismo ocidental.
Assim, coube ao presidente Gustavo Petro, da Colômbia, ganhar os aplausos e a simpatia da maioria dos presentes, em função de seu combativo e coerente discurso em defesa do povo palestino, vítima de um dos mais impiedosos e desumanos massacres já ocorridos ao longo da história.
A alguém do campo vinculado aos interesses espúrios do imperialismo e colonialismo coube o maior destaque negativo, não apenas deste momento específico, mas de todo o período de existência da ONU.
Referimo-nos ao instante em que o representante do neonazismo-sionismo israelense, Benjamin Netanyahu, se dirigiu à tribuna para pronunciar seu discurso. Foi quando, num ato sem precedentes, a maioria dos presentes se levantou e se retirou, externando vaias intensas, em protesto contra o criminoso genocídio em curso contra o povo palestino.
Apoie o VIOMUNDO
Por todas estas razões, o citado vídeo de Mirko Casale merece ser visto, comentado e divulgado.
*Jair de Souza é economista formado pela UFRJ e mestre em Linguística pela mesma Universidade.
Este artigo não representa obrigatoriamente a opinião do Viomundo.
Leia também
Chanceler da Venezuela denuncia agressões à nação bolivariana na Assembleia Geral da ONU
Gilberto Maringoni: Lula e Trump na ONU, contraste escandaloso
Netanyahu na Assembleia da ONU: Maioria das comitivas se retira em protesto ao genocídio em Gaza. VÍDEO
Publicação de: Viomundo