Mirko Casale: A viagem propagandística de influencers colombianos a Israel. VÍDEO

Por Mirko Casale*I Tradução Jair de Souza**

Eles foram fazer turismo propagandístico, a convite da embaixada israelense, mas algo deu errado.

Um grupo de influenciadores colombianos viajou para Tel Aviv e arredores para mostrar a realidade de Israel, mas mesmo estando diante dela, não foram capazes de enxergá-la. Gastronomia, praias, vida noturna, pessoas se exercitando. E isto foi tudo.

Se esses “instagramers” tivessem viajado a Berlim em 1939, teriam regressado contando o quanto se divertiram na Oktoberfest.

Nem mesmo visitando o Museu do Holocausto foram capazes de captar os paralelismos óbvios entre a máquina de extermínio nazista contra os judeus há 80 anos e a usada atualmente pelos israelenses contra os palestinos.

Eles creem em seu direito a existir porque também respeitam o direito
dos outros a fazê-lo.

Esta parte é muito impactante, pois é a homenagem feita aos mais de 1,5 milhão de crianças que eles mataram.

Como claros expoentes do mundo do influencerismo, não conseguiram impedir que seu narcisismo ofuscasse o sentido de seu bom gosto, fotografando-se ao lado de sapatos de vítimas de Auschwitz, como se fosse uma seção de roupa de moda, ou manuseando objetos históricos em um museu, supostamente para sentir o peso da história.

Eu pude tocar na madeira e, por um instante, sentir o peso da história. Toquei na madeira e por um instante senti o peso de seu desespero.

Claro, para surpresa de ninguém, a receptividade foi totalmente oposta à que esperavam. E após a avalance de críticas e gozações, fizeram o que os influenciadores melhor sabem fazer: fazerem-se de vítimas e tentar gerar curtidas por compaixão.

Apoie o VIOMUNDO

Acabam de lançar uma campanha para retirada do ar pela polêmica que vocês todos criaram nas minhas redes sociais. ”Só porque eu fiz uma viagem”.

Claro, quem imaginaria que sair para defender um projeto colonial de extermínio com todos os gastos cobertos pelos exterminadores provocaria uma onda de repúdio e desprezo?

Seria preciso ser influencer para não dar-se conta!

*Mirko Casale é roteirista, apresentador e diretor do programa Ahí les va! (Aí, está!), que há cinco anos a RT transmite para países de língua espanhola. 

**Jair de Souza, tradução e legendas para o português.

Este artigo não representa obrigatoriamente a opinião do Viomundo.

Leia também

Mirko Casale: A culpa é sua Mr. Trump! VÍDEO

Mirko Casale: A ”confissão” de Trump no Parlamento de Israel. VÍDEO

Publicação de: Viomundo

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *