Lindbergh pede prisão preventiva de Bolsonaro no STF

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), protocolou nesta sexta-feira (22) um pedido para que o Supremo Tribunal Federal (STF) decrete a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alegando descumprimento de medidas cautelares e risco concreto de fuga para a embaixada dos Estados Unidos.

Risco de fuga e quebra de medidas

Segundo Lindbergh, a prisão domiciliar imposta por Alexandre de Moraes não tem sido suficiente para conter as violações de Bolsonaro, que teria utilizado redes sociais por meio de terceiros e mantido contatos com investigados na trama golpista.

O petista cita ainda documentos da Polícia Federal (PF) que revelam tentativas de asilo do ex-presidente, incluindo um rascunho de pedido a Javier Milei em 2024.

Histórico de ataques e tentativa de golpe

No documento, o parlamentar relembra que Bolsonaro estimulou atos que culminaram no 8 de janeiro de 2023 e em planos de violência contra autoridades.

Para o líder petista, a conduta do ex-presidente integra um “padrão de caos organizado” e impõe ao Judiciário o dever de agir com firmeza para proteger a ordem pública e o Estado Democrático de Direito.

Julgamento em setembro

O STF marcou para 2 de setembro o julgamento da Ação Penal 2.668, que acusa Bolsonaro e outros sete réus de crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e depredação de patrimônio público.

A PF também indiciou Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por tentar coagir autoridades brasileiras a partir dos EUA.

Bolsonaro na cadeia

O pedido de prisão preventiva reflete o clima de alerta no Congresso e no Judiciário diante da possibilidade de Bolsonaro apostar na fuga como estratégia política.

Caso o STF atenda à solicitação, será um divisor de águas no julgamento histórico do golpe.

As instituições precisam assegurar que a Justiça prevaleça sobre a tentativa de desestabilização.

Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp

Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.

Entrar no Canal do WhatsApp

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *