Flávio Dino inicia voto após Moraes em julgamento de Bolsonaro

O ministro Flávio Dino iniciou a leitura de seu voto no julgamento que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado. O voto dele ocorre após o relator, Alexandre de Moraes, que já defendeu a condenação de todos os acusados por crimes como organização criminosa armada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Depois de Dino, votarão o ministro Luiz Fux, a ministra Cármen Lúcia e, por último, o presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin. A decisão será tomada por maioria simples, o que mantém em aberto a possibilidade de divergência em relação ao voto do relator.

Nos bastidores do STF, a expectativa é de que Luiz Fux abra justamente essa divergência. Pela manhã, em uma questão de ordem, Fux interrompeu Moraes para avisar que pretende abordar as preliminares rejeitadas pela Turma em etapas anteriores do processo. “Vou me dar ao direito de voltar às preliminares no meu voto. Porque desde o recebimento da denúncia, por uma questão de coerência, eu sempre ressalvei, fiquei vencido, né, nessas posições”, disse Fux.

A fala reforçou a percepção de que o ministro se prepara para construir um voto distinto, o que pode impactar no resultado e no tamanho das penas a serem aplicadas aos acusados. O julgamento deve ser concluído até sexta-feira (12), mas o desfecho dependerá da extensão dos votos que ainda serão lidos.

Leia mais análises e bastidores no Blog do Esmael.

Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp

Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.

Entrar no Canal do WhatsApp

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *