EUA é o país mais interessado em acervo do Exército do Brasil. Entenda
Os Estados Unidos aparecem como país com o maior número de visualização nos acervos dos oito comandos militares do Exército Brasileiro, além de publicações oficias de Defesa, disponíveis na biblioteca digital da instituição.
Inaugurada há sete anos, a Biblioteca Digital do Centro de Doutrina do Exército (BDEx) é dividida em quatro comunidades, com publicações divididas em: institucionais, oficiais de defesa, de atividades de apoio a grandes eventos e científicas de interesse do Exército.
Em cada uma das comunidades, é possível ter acesso a uma série de acervos, com arquivos divididos em coleções que vão desde monografias, teses e artigos a doutrinas militares do Brasil, logística, indústria da defesa e defesa territorial.
Segundo dados da BDEx analisados pelo Metrópoles, as comunidades de publicações institucionais e de defesa têm chamado a atenção de pessoas com endereços de IP dos EUA. Ao todo, acervos disponíveis nas páginas de cada uma delas foram acessadas do território norte-americano 7.871 vezes.
Todas as visualizações nos acervos vêm da cidade de Ashburn, localizada no estado da Virgínia. A região é conhecida por ser um importante centro de tecnologia dos EUA, e abriga diversas empresas do ramo.
Comandos militares
Além de órgãos e departamentos, o Exército Brasileiro é dividido em oitos comando militares de área, posicionamento em regiões estratégicas do Brasil.
São eles:
- Comando Militar da Amazônia;
- Comando Militar do Leste;
- Comando Militar do Nordeste;
- Comando Militar do Norte;
- Comando Militar do Oeste;
- Comando Militar do Planalto;
- Comando Militar do Sul;
- Comando Militar do Sudeste.
No site da biblioteca digital do exército, as páginas de cada um dos comandos são as recordistas no número de visualizações vindas dos EUA. Ao todo, dados mostram que os acervos já receberam 5.772 visitas.
Apesar do número alto, apenas os comandos militares do Leste, Planalto e Sul possuem arquivos em suas coleções. Já os comandos do Nordeste, Oeste, Amazônia e Sudeste ainda não disponibilizaram documentos.
O Comando Militar do Leste, que coordena tropas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, foi a coleção que recebeu mais visitas vindas de dispositivos com endereços norte-americanos.
Ainda que não disponibilize nenhum arquivo, o Comando da Amazônia, reconhecido internacionalmente por possuir importantes batalhões de combate na selva do mundo, foi o segundo acervo que registrou o maior número de visualizações, com 750.
Publicações oficiais de Defesa
Os arquivos do Ministério da Defesa, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira também são outras coleções mais visitadas por pessoas conectadas a partir do território norte-americano.
No ranking de visitas por países, os EUA lidera em todas as três coletâneas, com um total de 2.098 visitas de 5.162 registradas.
Publicações como monografias, portarias, regulamentos e diretrizes estão disponíveis nas páginas. Além disso, ainda é possível ter acesso a documentos como manuais oficiais de defesa territorial e cibernética, mobilização militar, e outras doutrinas militares adotadas pelo Exército do Brasil.
Metrópoles, site parceiro do Blog do Esmael.
Metrópoles é um site de notícias de Brasília, parceiro do Blog do Esmael.
Publicação de: Blog do Esmael