Estátua de Betinho será inaugurada nesta quinta, às 10h, na Praia de Botafogo, no Rio

Ação Cidadania

Projeto da estátua de Betinho, criada pelo artista Edgard Duvivier, faz referência à fábula do beija-flor. Foto: Divulgação/ Ação da Cidadania

Da Redação 

Nesta quinta-feira, 21/03, às 10h, será inaugurada na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, uma estátua em homenagem ao sociólogo e ativista de direitos humanos Herbert de Souza, o Betinho.

Fundador da Ação da Cidadania, Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, Betinho faleceu em 1997.

A escultura, obra do artista Edgar Duvivier, faz uma releitura da fábula do “Beija-Flor”, que Betinho tinha o hábito de contar.

Na fábula, o pássaro é questionado por outro animal como ele poderia combater um incêndio na floresta levando somente água no bico.

O beija-flor então responde que sozinho não conseguiria apagar as chamas, mas se cada animal fizesse a sua parte, o fogo iria cessar.

“Sei que não vou conseguir apagar esse incêndio sozinho, estou apenas fazendo a minha parte”, costumava dizer Betinho.

Na década de 1990, ele convocou o país inteiro a assumir um papel ativo no combate à fome, no movimento nacional que deu origem à Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida.

A estátua é iniciativa de uma parceria entre a Ação da Cidadania, AfroReggae e Secretaria Especial de Juventude Carioca.

Publicação de: Viomundo

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *