Emílio Rodriguez: Resultados do Saresp mostram incompetência do governo Doria na Educação e exclusão digital; vídeo
Da Redação
Nessa quarta-feira, 02-03, o governo João Doria (PSDB) divulgou os resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
“Os dados oficiais mostram a incompetência tucana na gestão da educação”, avalia o professor Emílio Rodriguez no vídeo acima.
As provas foram aplicadas em dezembro de 2021 para mais de 642 mil alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio da rede estadual.
Em língua portuguesa, os alunos do 5º ano da rede estadual do ensino fundamental têm o mesmo nível de conhecimento que os estudantes do 3º ano.
Em matemática, esses mesmos alunos do 5º ano têm o mesmo nível de proficiência que os do 2º ano.
Comparados aos números de 2019, anteriores à pandemia de Covid-19, o recuo foi de 8,5% – 216,8 para 198,2 – em língua portuguesa e 9,1% – 231,3 para 210,2 – em matemática, resultados semelhantes a 2012 e 2013, respectivamente.
No ensino médio, o desastre é ainda maior. O estudante do ensino médio de São Paulo sai com defasagem de seis anos.
“Os dados mostram também os objetivos políticos de fazer uma avaliação em 2021, ano de pandemia, e comparar com avaliação de 2019, ano que não teve pandemia”, afirma o professor.
“Não é possível comparar coisas díspares”, diz.
“Cadê o centro de mídia do Estado para atender os estudantes?”, questiona.
Segundo o Tribunal de Contas do Estado, apenas 50% dos estudantes conseguiram acessar o centro de mídia o que mostra que o maior estado da federação não tinha uma política voltada para a população, principalmente a mais pobre. Uma exclusão digital incrível.
Publicação de: Viomundo