Em defesa da soberania, da democracia e da natureza, manifestação da esquerda vai às ruas do Recife neste domingo (7)

Neste domingo (7), quando o Brasil celebra o Dia da Independência, saem às ruas em todo o Brasil as manifestações do tradicional Grito dos Excluídos, organizado há 31 anos pelas pastorais da Igreja Católica sob o lema “vida em primeiro lugar”. No Recife, a partir das 9 horas da manhã, os ativistas, militantes e organizações populares se reúnem no Parque Treze de Maio, no bairro de Santo Amaro, para reafirmar seus compromissos com a melhoria das vidas da população vulnerável e excluída de direitos de Pernambuco.

A manifestação deve sair em caminhada próximo das 10 horas, passando pelo bairro da Boa Vista e se encerrando no bairro de Santo Antônio, ainda na região central da cidade. Em 2025 o lema escolhido foi o “cuidar da casa comum e da democracia é luta de todo dia”, em referência à defesa da natureza e ao contexto político nacional e internacional, de ameaças e chantagens oriundas do presidente dos Estados Unidos. Ouça o hino do Grito dos Excluídos 2025 (clique aqui).

Manifestante no Grito dos Excluídos do Recife em 2024 | Vinícius Sobreira / Brasil de Fato

Na convocatória para o ato, o Grito dos Excluídos deixa evidente o apoio ao Plebiscito Popular por um Brasil mais justo, fortalecendo as pautas do trabalho, distribuição de renda e combate à pobreza. No comunicado enviado à imprensa, os católicos criticam o capitalismo. “O trabalho, a distribuição de renda, saúde, habitação, educação, comunicação, segurança e transportes ficam em segundo plano ou esquecidas, sob uma economia movida pelo lucro e pela acumulação do capital”.

Também houve mobilização em Petrolina, no Sertão do estado. Na tarde deste sábado (6), ativistas e militantes se reuniram no estacionamento da feira do bairro José e Maria, onde realizaram atividades lúdicas, como bingos, pintura de camisas e um lanche coletivo, enquanto artistas locais tocavam ao vivo. Também houve confecção de urnas do Plebiscito Popular.

Organizado por pastorais católicas, o Grito dos Excluídos é uma manifestação que une as forças de esquerda | Vinícius Sobreira / Brasil de Fato

O post Em defesa da soberania, da democracia e da natureza, manifestação da esquerda vai às ruas do Recife neste domingo (7) apareceu primeiro em Brasil de Fato.

Publicação de: Brasil de Fato – Blog

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *