Deputados pernambucanos debatem redução de imposto de renda para a classe média e fim da escala de trabalho 6×1
Nesta segunda-feira (1º), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove a audiência pública Plebiscito Popular 2025: participação democrática, justiça social e o futuro do trabalho e da tributação no Brasil. Aberto à população, o evento acontece a partir das 10 horas, no auditório Sérgio Guerra, na rua da União, nº 397, na Boa Vista. Interessados em participar devem usar calça comprida, vestido ou saia abaixo do joelho. O encontro foi convocado pelos deputados Rosa Amorim (PT), João Paulo (PT), Doriel Barros (PT) e Dani Portela (Psol).
O Plebiscito Popular é uma campanha, conduzida pela sociedade civil, para dialogar com a população e pressionar as autoridades políticas do país. O objetivo é reduzir a jornada de trabalho – hoje de 44 horas semanais – das pessoas que contratadas com carteira assinada (CLT), reduzindo também a escala de trabalho máxima – de seis dias trabalhados e um de descanso (6×1) -, mas sem redução salarial. O Plebiscito também pressiona pela isenção de Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil e pela taxação dos chamados “super-ricos”, que recebem acima de R$ 50 mil por mês.
A deputada Rosa Amorim (PT) considera importante que os debates convocados pela população estejam na casa legislativa estadual. “O Plebiscito mostra a necessidade de termos mais justiça na tributação e de valorizarmos mais a vida e a dignidade do trabalho no Brasil. Por isso é tão importante que Pernambuco participe e garanta que os votos a serem entregues ao presidente Lula reflitam a vontade do nosso povo”, avaliou a petista.
As organizações e ativistas envolvidos no Plebiscito incluem desde igrejas, pastorais, ONGs, movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos, que possuem centenas de urnas espalhadas pelo país – dezenas delas em Pernambuco (veja aqui onde há urnas) -, recebendo votos da população sobre as duas temáticas: jornada de trabalho e justiça tributária. Os votos começaram a ser recolhidos em julho e a campanha segue até o fim de setembro. A votação pode se dar nas urnas físicas, mas também através de link online (clique aqui).

O post Deputados pernambucanos debatem redução de imposto de renda para a classe média e fim da escala de trabalho 6×1 apareceu primeiro em Brasil de Fato.
Publicação de: Brasil de Fato – Blog