Cristina Graeml conversa com Picler e pode ter suplente de esquerda

A jornalista Cristina Graeml, recém-filiada ao União Brasil, partido do Centrão, começou a reposicionar sua trajetória política com vistas ao Senado em 2026. Fontes do Blog do Esmael revelam que a jornalista se reuniu secretamente na tarde desta sexta (26) com o megaempresário Wilson Picler, do ramo da educação, que pode ser seu suplente na chapa. Picler é identificado historicamente com a esquerda: foi deputado federal pelo PDT, da ala brizolista, e apoiador da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).

Na política paranaense, Picler foi peça-chave em 2012 ao articular a vitória de Gustavo Fruet (PDT) à prefeitura de Curitiba, em aliança com o PT. À época, derrotou o então deputado Ratinho Júnior e Luciano Ducci (PSB). Esse histórico contrasta fortemente com a narrativa de Graeml, que até pouco tempo se apresentava como crítica ao chamado “sistema”.

Durante coletiva em Curitiba nesta sexta-feira (26), a jornalista foi questionada sobre a contradição entre o discurso de 2024, quando atacava o Centrão e a velha política, e sua filiação ao União Brasil. Tentou desviar a polêmica afirmando que a imagem de candidata “antissistema” teria sido uma criação da imprensa.

“Eu nunca me apresentei como candidata antissistema. Quem fez isso foram vocês, no papel de jornalistas, cobrindo a campanha”, disse Graeml, em mudança de tom que evidencia o redesenho de sua identidade política.

AEP-0050-25-WEB-BANNER-CODIGO-DO-CONSUMIDOR-728x90

Ela também sinalizou disposição de dialogar fora do campo conservador. “Converso com todo mundo que está de portas abertas para nos receber, inclusive de centro-esquerda e alguns representantes da própria esquerda”, afirmou.

O gesto surpreende porque, na campanha pela Prefeitura de Curitiba, Graeml negava qualquer proximidade com a esquerda. Chegou a ser criticada por aliados por aparecer em vídeo ao lado do treinador Vanderley Luxemburgo, lulista assumido. Agora, com a possibilidade de Picler, figura oriunda da esquerda, compor como suplente em sua chapa ao Senado, a jornalista consolida a guinada ao pragmatismo do Centrão.

Ofuscado pela nova filiada, o senador Sergio Moro fez um discurso diametralmente oposto ao de Cristina Graeml, que tenta uma aproximação com a esquerda. O ex-juiz destacou que é preciso transformar o Paraná em uma fortaleza contra os desmandos do PT e, para isso, considera fundamental a presença de pessoas fortes em seu grupo.

O movimento de Graeml expõe a fragilidade de seu discurso original e confirma que, na política, as narrativas são tecidas pelas conveniências eleitorais. Ao se aliar a Picler, não apenas amplia seu arco de apoio, mas também assume que o caminho ao Senado exige acordos para além das trincheiras ideológicas. Resta saber se seus eleitores originais, identificados com a direita, aceitarão esse salto.

Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp

Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.

Entrar no Canal do WhatsApp

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *