Consciência Negra exige a luta por igualdade material
Nesta quarta-feira, 20 de novembro, tive a alegria de participar de uma feijoada especial organizada pela “Negrada da Antiga“. O evento celebrou o Dia da Consciência Negra, que, pela primeira vez, foi feriado nacional em Curitiba. Foi uma tarde repleta de sabor, samba e conversas que aqueceram o coração.
Reencontrei amigos queridos e fiz novas amizades. Entre eles, o Professor Romeu Miranda, com quem tive o prazer de trabalhar no Conselho Estadual da Educação quando eu ainda estava no movimento estudantil. Foi emocionante relembrar nossa jornada e compartilhar experiências.
Durante a celebração, destaquei a importância de avançarmos na luta pela igualdade material. A conquista do feriado é significativa, mas precisamos ir além das formalidades. É essencial que a igualdade seja vivenciada no dia a dia, nas oportunidades e nas condições de vida de cada pessoa. Aliás, este também foi o teor do pronunciamento do sindicalista Messias “Obama” da Silva, secretário de Igualdade Racial da UGT-PR.
A diversidade de setores da sociedade presentes no evento mostrou que essa causa é coletiva. Unidos, temos a força para promover mudanças reais e construir um futuro mais justo para todos.
Aproveitei para convidar todos para a feijoada solidária que acontecerá no dia 30 de novembro, em prol do Hospital Pequeno Príncipe. O evento será realizado pelo Blog do Esmael em parceria com a UGT e o IPRODES, contando com o apoio da ABRABAR e da IMAM Publicidade. Será uma oportunidade de unirmos solidariedade e gastronomia em benefício de uma causa nobre.
O Blog do Esmael permanece comprometido com essa luta. Juntos, podemos fazer a diferença e promover a igualdade que nossa sociedade tanto necessita. Conto com vocês nessa jornada rumo a um Brasil mais inclusivo e justo.
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.
Publicação de: Blog do Esmael